A Caixa Econômica Federal é o órgão dentro do sistema financeiro nacional responsável pelo programa de financiamento habitacional oficial do governo. Muitos brasileiros nutrem o sonho da casa própria e para alcançarem esse objetivo fazem uso desses financiamentos.

Contudo, entre você e o financiamento desejado há algumas condições burocráticas que devem ser satisfeitas. Adiantando-se a isso, organizando documentos e informações necessárias para dar entrada no financiamento, você pode acelerar esse processo ao seu favor.

Para aumentar as suas chances de ser aprovado no financiamento, juntamos neste texto 4 dicas simples para lhe fazer mais elegível para a concessão do benefício.

1 – Faça o Cadastro Positivo

 

Gerenciado pela Serasa Experian, esse sistema tem como objetivo definir o perfil dos devedores, isto é, quem está com o pagamento das contas em dia e quem não está. Sendo assim, caso você entre com o pedido de financiamento da Caixa, essa é uma das primeiras informações que o banco vai checar. Caso você ainda não tenha esse cadastro, procure fazê-lo o mais rápido possível. Mantendo os vencimentos e parcelamentos em dia, você tem mais chance de conseguir seu empréstimo e financiamento com taxas de juros menores.

2 – Priorize fazer uma conta no banco em que você busca o financiamento

 

Ter uma conta na Caixa pode ajudar muito na hora de fazer o financiamento. Isso garante maior transparência ao banco, que poderá consultar a movimentação de dinheiro na sua conta, usando essa informação para aprovar ou não a concessão do benefício.

Aqueles clientes que mantém as contas em dia, mesmo que tenham valores parcelados a pagar, têm mais chances de terem seu crédito aprovado e com taxas de juros melhores, porque o gerente poderá saber, através da movimentação da conta, quando são bons ou maus pagadores — e, no caso daqueles que tenham parcelamentos em aberto, se irão quitar as parcelas no dia dos vencimentos ou não.

financiamento caixa 

3 – Tenha os comprovantes de renda separados e disponíveis

 

Disponibilizar os comprovantes de renda de forma rápida e organizada pode lhe ajudar muito na sua busca por seu financiamento. Para este ser concedido, você deve comprovar que tem condições financeiras adequadas para fazer frente a uma dívida de porte e a longo prazo, como é o financiamento.

Os seguintes documentos são aceitos como comprovantes de renda: declaração do imposto de renda, holerites (documento que certifica o pagamento de salário de um trabalhador, geralmente via depósito bancário) e extrato bancário. No caso desses últimos, separe com antecedência as informações relativas aos últimos três meses.

 

4 – Cuide com restrições no seu CPF

 

Suas dívidas são todas atreladas ao Cadastro de Pessoa Física, deixando o seu nome restrito. Essa é uma das primeiras informações que a Caixa checa. Por conta disso, para evitar que seu financiamento não seja aprovado, é bom manter as dívidas regularizadas. Procure negociar com seus credores.

Uma ferramenta online permite saber se você está negativado ou não: Boa Vista Serviços. Embora não tenha acesso aos bancos de dados do Serasa e do SPC, a consulta no site geralmente dá certo, uma vez que as negativações costumam ser repassadas aos bancos de dados de todas as empresas.

Os empreendimentos da Sua Casa Seu Clube se enquadram no programa habitacional Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Conheça nossos produtos, formas de financiamentos e como você pode financiar seu apartamento pela Caixa, acesse aqui!

Não saiu do aluguel ainda? Conheça os Condomínios Clube que vem ganhando destaque no mercado imobiliário na região Sul do país . Empreendimentos com mais de 40 áreas de lazer! Imóveis que se enquadram no programa  Minha Casa, Minha Vida. Essa é oportunidade que você estava esperando para comprar seu apartamento próprio. Confira:

áreas de lazer

Veja também