Crise financeira é a palavra que mais temos escutado nas últimas semanas. Ligamos a televisão e diversos canais falam disso e claro, nas notícias da internet o caminho é o mesmo.

O tema vem sendo repetidamente abordado, contando sobre a falta de emprego, empresas que estão fechando e famílias enfrentando dificuldades.

Mas o que pouco se vê são dicas para enfrentar esse momento de crise financeira com calma, raciocínio lógico e estratégias que funcionem de verdade.

Nós, da construtora Lyx Engenharia, sabemos que o momento é de cautela, de agir com racionalidade para que os momentos difíceis não se prolonguem.

Nossa grande missão como construtora é proporcionar a realização de um lar fixo para nossos clientes, mas o momento agora é de transformar em lar, o local em que todos estarão seguros e protegidos.

Para ajudar todos os nossos clientes, planejamos algumas dicas e estratégias para enfrentar esse momento de crise financeira generalizadas.

Vamos lá?

Crise Financeira: O que devemos esperar para os próximos meses?

É muito difícil travar um diagnóstico para os próximos meses e até mesmo, para as próximas semanas. Estamos vivendo um período onde temos que avaliar um dia após o outro.

Todos os dias é preciso observar números, entender os desdobramentos e o caminho que a política está tomando.

Vimos os resultados em outros países e sabemos que, boa parte de nossos governantes, estão fazendo o possível para proteger a população, ampliar os atendimentos de saúde e até mesmo, distribuindo auxílio para quem mais precisa.

No entanto, diante do cenário, isso ainda é muito pouco.

A verdade é que estamos passando por tempos de incertezas e o que você precisa ter em mente é que cautela é a palavra de ordem.

Para enfrentar a crise financeira, algumas medidas podem ser tomadas.

Vejam só!

Estratégia 1 – Diálogo aberto com todos os familiares

Não estamos em um momento de esconder informações, todos precisam estar cientes do que está ocorrendo.

Se você já tem o hábito de dividir o controle financeiro com todos, intensifique isso. Caso ainda não tenha é um momento ideal para começar.

Você precisará que todos estejam empenhados e dispostos a economizar, evitar gastos extras e poupar, pois não sabemos até quando vamos levar tudo isso.

Chame seus filhos, parentes e todos que dividem o mesmo teto com você para estabelecer metas, traçar um plano e claro, reduzir gastos desnecessários.

Isso fará com que todos passem essa fase de forma mais confortável.

Estratégia 2 – Priorize o que é, realmente, indispensável

Para manter a sua saúde financeira em dia é importante que você tenha uma lista de prioridades e de itens que são indispensáveis para sua família.

Por exemplo: conta de luz, de água, de internet, seguro do carro, escola das crianças e alimentação são algumas contas que precisam ser pagas, mesmo no momento em que estamos vivendo.

Caso você perceba que os valores estão altos demais comparados à renda que você possui, você pode tentar cortar gastos que não são essenciais ou ainda, negociar com as instituições.

Muitas estão dando essa alternativa para ajudar seus clientes.

Estratégia 3 – Busque novas fontes de renda

Pode parecer uma dica simples demais, mais a grande chave para fugir da crise financeira é ganhar mais do que se gasta.

O problema é que nem sempre as coisas fluem como imaginamos. Muitos tiveram redução do salário, da jornada de trabalho e estão aguardando liberação de benefício.

O jeito é pensar em formas de fazer uma renda extra!

Será que não existe alguma habilidade sua que pode ajudar alguém?

Se você é professor de inglês ou personal, por exemplo, pode adaptar seu modelo de aulas para internet. Com todo mundo em casa, o que não falta é tempo.

Se você sabe cozinhar muito bem, que tal fazer refeições para vender? Seu bairro deve estar cheio de clientes querendo comer algo diferente e os aplicativos de entrega ajudam você.

Pense em possibilidades para ganhar um dinheiro a mais.

estratégias para enfrentar a crise financeira

Estratégia 4 – Venda o que está parado

Sabe aquele móvel que ninguém usa mais e só está ocupando espaço?

Aquelas roupas que estão no guarda roupa e não saem de lá há anos? Ou mesmo, aqueles sapatos que nunca viram a rua?

Porque você não os vende e faz disso uma grana extra? Além de ser uma das estratégias para enfrentar a crise financeira totalmente rentável já que você já possui esses pertences.

Coisas que estão paradas em sua casa e não tem mais uso podem ser peças excelentes e de muito valor na casa dos outros.

Faça um apanhado em sua casa e veja quais são os objetos que você não usa mais. Você pode ter um bom dinheiro entulhado em sua casa.

Estratégia 5 – Invista em negócios rentáveis e lucrativos

Investir é quase sempre pensado a longo prazo, isso porque é difícil você entender a volatilidade do ganho do negócio se você pretender investir e retirar logo depois de 3 ou 4 meses por exemplo. Por isso é muito comum você começar a perceber os ganhos após 6 meses ou 1 ano.

Não é segredo para ninguém que nos últimos anos o investimento em um imóvel ou investimento imobiliário se tornou um dos mais seguros no país, isso porque maioria esmagadora das vezes existe a tendência de valorização do imóvel, o que tende a gerar bons ganhos na hora de uma possível revenda ou fazer um novo contrato para um novo locador. 

Dito isso, é comum as grandes incorporadoras buscarem alternativas de atração para os clientes. Aqui na Lyx Engenharia não é diferente! Você pode iniciar o seu investimento nos nossos imóveis pagando apenas R$299* de entrada, faça uma simulação com os nossos especialistas online e descubra mais.

Veja também