O condomínio de apartamentos é um dos tipos mais comuns de moradia no Brasil, além de ser acessível, conta com uma série de financiamentos oferecidos pelos grandes bancos e pelas financeiras. Muita gente não abre mão de morar em um local desse tipo, mas quem está acostumado a morar em casas costuma ter várias dúvidas com relação às vantagens.

De fato, existem diversos fatores positivos em morar nesse tipo de lugar e a troca de uma casa para um condomínio é uma escolha acertada em diversos casos. Aliás, isso explica os motivos pelos quais tantas pessoas, em todas as idades, têm decidido morar em apartamentos.

 A seguir, serão mostradas cinco dessas vantagens para convencer quem ainda está pensando em se mudar ou não para um condomínio.

1 – A segurança é muito maior em um condomínio de apartamentos

Sem sombra de dúvida, uma das primeiras justificativas para se morar em um condomínio é o fato de a segurança, geralmente, ser bem mais rigorosa. Isso se deve a alguns fatores, como a existência de circuito de segurança: em cada vez mais condomínios é preciso fazer um cadastro de biometria.

É verdade que os condomínios mais antigos acabam pecando um pouco pela falta de modernização na parte da segurança, mas as construções mais novas têm portões de duas gaiolas para tornar ainda mais difícil o ingresso de bandidos.

Essas duas gaiolas funcionam da seguinte forma: um visitante se identifica (com biometria ou com os seus documentos, avisando qual é o apartamento que visitará). O porteiro, então, abre a primeira gaiola para que ele entre e feche o portão atrás de si.

Nessa gaiola, o visitante terá um botão para destravar e conseguir abrir a segunda gaiola. A razão para esse sistema de segurança é que, caso haja qualquer suspeita com relação ao visitante, é possível mantê-lo preso entre esses dois portões, que sempre são de material muito resistente.

É bem comum que pessoas que moravam em casa e foram assaltadas resolvam se mudar para um condomínio porque precisam de mais segurança.

2 – Existência de porteiro ou portaria

Contar com o serviço de portaria, que é comum na maioria dos condomínios residenciais, é uma grande comodidade. Esses profissionais avisam quando chega uma visita, faz a separação de correspondência e diversas outras funções.

Com isso, o morador não tem o problema de ser surpreendido por uma visita que não gostaria de receber ou que não estava em seus planos. Da mesma forma, ele pode pedir ao porteiro que o avise quando determinada pessoa chegar, quando for entregue a conta de água, etc.

Cabe dizer que, nos condomínios onde há esquema de segurança, o porteiro também torna mais rápido o acionamento das autoridades: normalmente, as imagens das câmeras são mostradas em monitores dentro da portaria.

3 – Condomínio de apartamentos tem opções de lazer

condomínio-de-apartamentos

Nos condomínios mais modernos, estão sendo adicionados praticamente todos os tipos de opções de diversão: muitos têm academia, sala de jogos, cinema, piscina, etc.

Por causa disso, o morador pode se divertir e cuidar do seu físico sem precisar ir para a rua, o que causa economia de combustível (ou de passagem), bem como economia de tempo.

Vale lembrar que ter à disposição todos esses serviços faz com que o morador se estresse bem menos e tenha mais tempo para si próprio.

Além de falar da parte do lazer, é interessante salientar que os condomínios também têm sistema próprio de abastecimento de água e que, quando ocorre corte, os moradores demoram um bom tempo para senti-lo.

Em diversas vezes, os moradores nem mesmo tomaram consciência de que havia falta de água no bairro porque o condomínio onde moravam estava devidamente abastecido.

A construtora Lyx Engenharia possui diversas opções de lazer em seus condomínios, conheça um pouco mais, clicando aqui.

4 – Possibilidade de conhecer novas pessoas

O condomínio é um espaço comunitário acima de tudo e isso faz com que ele seja uma excelente opção para se conhecer mais gente.

Afinal, muitas crianças fazem amizades com vizinhos, bem como as suas mães e outros membros da família. De fato, há muitos vizinhos que acabam se tornando tão chegados como familiares e esses laços podem ser cultivados até mesmo no caso de um deles se mudar.

O que importa mesmo é que morar em um condomínio representa uma chance única para que se faça mais amizades. Além disso, quem escolhe um condomínio de apartamentos para viver tem a garantia de que sempre haverá uma pessoa por perto para prestar socorro em uma necessidade: se não for um morador, pode ser o síndico, o porteiro, etc.

5 – Enorme variedade de financiamento

Um dos melhores motivos para escolher morar em um condomínio é que os bancos e financeiras capricham bastante nas opções de financiamento que são oferecidas.

Aliás, para muitos, é mais fácil conseguir financiar a compra de um apartamento do que de uma casa, destacando-se que os interessados podem adquirir os imóveis ainda em construção ou já finalizados.

É grande a quantidade de recém-casados que escolhem comprar um apartamento para iniciar a sua vida porque acreditam que é algo mais fácil de comprar e que, a longo prazo, pode até ser revendido.

Ainda falando sobre gastos referentes ao condomínio, é preciso pagar uma taxa mensal de manutenção e ela, normalmente, já abarca a conta de água também. Por outro lado, as demais contas são individualizadas, ou seja, cada apartamento lida com as suas próprias cobranças.

Outra vantagem é que todos os reparos do condomínio residencial são providenciados pelo seu síndico.

Bônus – Quem enjoar de morar pode usar o apartamento para fazer negócio

Quem acabar enjoando de morar em apartamento não terá perdido seu dinheiro: justamente porque a procura por condomínios residenciais é bem grande, torna-se muito simples fazer negócio com esses imóveis.

De fato, existem muitos donos de apartamentos que moravam no condomínio, decidiram ir embora e aproveitaram a grande procura para realizar locações. É por causa disso que optar por um imóvel em um condomínio de apartamentos nunca é uma má escolha.

Quer saber mais sobre esse investimento? Veja todos os detalhes sobre comprar um apartamento na planta em condomínio, clicando aqui.

Veja também