A alimentação saudável tem um papel fundamental na manutenção da imunidade: afinal, para que o organismo tenha condições de reagir ao ataque de vírus e bactérias, é importante que ele tenha a quantidade adequada de nutrientes e vitaminas em circulação na corrente sanguínea.

É por isso que consumir uma dieta balanceada é indispensável para ficar o menos doente possível, resistindo ao ataque de micro-organismos que desencadeiam um número grande de doenças, como intoxicação, gripe e muito mais.

Um dos principais segredos para melhorar a imunidade é a alimentação saudável e isso quer dizer que determinados alimentos têm de ser adicionados à dieta para haver uma quantidade maior de minerais e vitaminas no corpo.

Por isso, veja nessa matéria os alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade e a ficar mais resistente a doenças.

Fontes de Zinco

alimentação saudável zinco

Quem compra suplementos vitamínicos ou apenas vê as suas propagandas na mídia sabe que a maioria deles reforça a existência de zinco na composição e não é para menos: o zinco é mesmo uma substância que afeta positivamente a imunidade. Quando há quantidade suficiente de zinco no organismo, a ocorrência de diversos problemas de saúde fica bem menor.

Alguns dos alimentos que têm um índice bem alto de zinco são:

  • Cereais Integrais;
  • Feijão;
  • Ervilha;
  • Carne;
  • Castanhas;
  • Lentilhas;
  • Grão-de-bico;
  • Sementes.

Adicionar os cereais integrais ao café da manhã ou ao café da tarde, por exemplo, já é uma forma muito eficiente de fazer com que o volume de zinco no organismo aumente.

Tomates

alimentação saudável tomates

O tomate é uma das frutas mais interessantes: além do seu sabor um pouco doce e que, mesmo assim, fica maravilhoso em vários pratos salgados, ela também concede um grande frescor ao paladar.

No entanto, não é só na gastronomia que o tomate é valioso: ele também ajuda a compor uma alimentação saudável e aumentar a imunidade.

Quando as células do corpo estão em boas condições, mais rejuvenescidas, é bem menos comum que as pessoas fiquem doentes; afinal, há uma resistência muito maior. Contudo, o envelhecimento natural faz com que as células fiquem mais suscetíveis a serem atacadas por vários micro-organismos e é isso que o tomate impede, com a sua alta concentração de licopeno.

Na realidade, o licopeno contido no tomate não faz com que as células não sejam atacadas pelos micro-organismos, mas sim garante que elas estejam mais fortes e que, caso sejam atacadas, consigam reagir de forma melhor e a pessoa não desenvolva uma doença.

Vale dizer que isso independe da forma como o tomate é consumido, mas que se recomenda, com periodicidade, comê-lo cru, na forma de uma salada.

Gengibre

alimentação saudável gengibre

O gengibre é um dos melhores alimentos para favorecer a imunidade e isso por conta das substâncias bem variadas que ele concentra e que fazem bem à saúde. Há, por exemplo, vitamina B6 e C, além de compostos que ajudam a vencer bactérias. É por causa dessa característica que o gengibre é tão recomendado quando alguém tem infecções na garganta, fazendo parte de muitos medicamentos.

O consumo do gengibre pode acontecer na forma de chá, periodicamente, ou mesmo na alimentação: há quem use essa raiz para temperar saladas, por exemplo.

Alho

alimentação saudável alho

Outro tempero que também é muito importante para aumentar a imunidade e para aliviar sintomas de infecções, é o alho, usado para tornar a sua alimentação saudável. Talvez esse seja um dos alimentos mais fáceis de ser consumidos: afinal, dá para usá-lo no tempero de qualquer prato.

Quando há dor de garganta ou gripe, o chá de alho também é poderoso para fazer com que o organismo reaja melhor. Um dos segredos para que esse alimento seja tão importante para favorecer a imunidade e a saúde é a quantidade alta de vitaminas que ele tem: C, A e E.

Batata Yacon

alimentação saudável batata yacon

Existem muitas versões do tubérculo batata e a Yacon é excelente para reforçar a imunidade, especialmente porque ela se foca em eliminar bactérias de diversos tipos, que podem causar infecções em vários órgãos.

A batata Yacon pode ser consumida de muitos modos, mas é recomendado não a fritar ou fazer isso sem óleo. Dessa forma, não se corre o risco de “anular” as suas vantagens por causa do aumento de colesterol.

Uma vantagem extra da batata Yacon é que ela ajuda a controlar problemas do trato gastrointestinal.

Frutas Cítricas

alimentação saudável frutas crítricas

As frutas cítricas não são recomendadas para quem tem problemas estomacais, como úlcera ou gastrite. Para as demais pessoas, o consumo delas é uma ótima estratégia para a imunidade aumentar e o motivo é a concentração elevada de vitamina C nesse tipo de fruta.

Quando o assunto é esse, é claro que todo mundo se recorda logo da acerola e da laranja, mas elas não são as únicas: praticamente todas as frutas desse tipo têm a mesma característica.

Pimenta

alimentação saudável pimenta

É verdade que a pimenta não é tolerada por muitas pessoas: algumas não gostam do sabor forte, enquanto outras não podem consumi-la por causa de quadros como o de hemorroida. Porém, a pimenta pode ser uma excelente fonte de vitamina A, o que deixa o corpo bem mais forte.

Para quem não quiser consumir a pimenta em si, vale a pena fazer geleias com ela: o sabor é atenuado, mas a vitamina A continua sendo aproveitada.

Cabe salientar que, na verdade, o que faz com que as pimentas tenham tanta vitamina A é a existência de betacaroteno e, por isso, a cenoura também é uma opção.

Cebola

alimentação saudável cebola

A cebola, ao lado do alho, está dentre os alimentos mais fáceis de ser consumidos porque é só usá-la no tempero de qualquer prato. É verdade que existem pessoas que gostam de comer cebola crua, apesar de isso não ser recomendado por causa da irritação que pode causar nos olhos e mesmo pelo mau hálito intenso que ela desencadeia.

Vale dizer que a cebola combate até mesmo fungos, além de parasitas, de inflamações diversas, de bactérias e até mesmo de vírus.

Alimentação saudável no combate ao Corona Vírus

Sempre é bom manter sua alimentação saudável para uma boa qualidade de vida, não é mesmo?

Ressaltamos também que uma alimentação saudável, hidratação adequada, atividade física, segurança alimentar e horas adequadas de sono auxiliam no fortalecimento da nossa imunidade, assim, dá ao organismo maiores chances de lutar e se proteger contra o Coronavírus.

E você? Como são seus cuidados com sua saúde? 

Veja também