Um dos primeiros desafios da vida a dois é estabelecer a divisão das tarefas domésticas entre os cônjuges. Ao fim da festa e da lua-de-mel, esse desafio começa a adaptar sua rotina à rotina de seu cônjuge, necessitando de concessões dos dois lados. O ideal é que essa divisão do trabalho doméstico seja feita o mais rápido possível, para evitar futuros desentendimentos do casal.

A melhor forma de se fazer isso é através do respeito às peculiaridades de cada cônjuge, achando os pontos fortes e fracos de cada um para dividir as tarefas de forma eficiente, e do diálogo, uma comunicação ativa e participativa, sem brigas ou discussões.

Para tornar o tratamento desse tema um pouco mais concreto e palpável, listamos a seguir 5 tarefas domésticas básicas para casais recém-casados.

 

1 – Supermercado

 

Uma das tarefas domésticas mais importantes é a ida ao supermercado, pois ela é que garante o abastecimento da casa, desde gêneros alimentícios até produtos de limpeza. Para tornar essa tarefa menos estressante, recomenda-se que o casal faça uma lista de compras prévia, para ser usada toda vez que o casal ou algum dos cônjuges for às compras. Dessa forma, evitam-se desperdícios e a possibilidade de se esquecer de comprar algum produto importante.

 

2 – Lavando a louça

 

Na hora de definir quem vai lavar a louça e quem vai guardá-la, entra em cena a mencionada divisão do trabalho doméstico, na qual o mais importante é saber quais são os pontes fortes e os pontos fracos de cada um dos cônjuges. Não só esses pontos devem ser levados em conta, mas também as preferências de cada um. Assim, se, por exemplo, a esposa preferir lavar a louça, o marido pode se responsabilizar por guardá-la.

 

3 – Lavando a roupa

 

Essa tarefa essencial para a manutenção da casa e da vida social deve ser organizada através de uma rotina, conforme as necessidades do casal. Por exemplo, um dia pode ser separado para lavar as roupas, outro, para passá-las. Aqui, cabe o mesmo pensamento de divisão das tarefas domésticas presentes na tarefa 2, isto é, separar essas funções conforme as preferências e habilidades de cada cônjuge, para que ninguém perca o precioso tempo e todos se mantenham satisfeitos com a feitura das tarefas. (Obs.: isso não exclui o fato dos cônjuges poderem trocar de posição por um tempo, para que não haja insatisfação em nenhum deles.)

casados 

4 – Cozinhar

 

Quase todo casal tem um cônjuge que cozinha melhor do que o outro. Na hora de definir quem vai cuidar da alimentação da casa e da família, isso deve ser levado em conta, para que todos possam comer uma comida gostosa e saudável. Como mencionado, isso não elimina a possibilidade dos cônjuges se alternarem nesse papel. Um cônjuge não pode ser o “chef” pessoal do outro.

 

5 – Limpeza e organização geral da casal

 

Essas são aquelas tarefas residuais, isto é, as que sobraram em relação às mencionadas. Coisas como passar pano no chão, tirar pó dos móveis, dobrar as roupas e pôr no guarda-roupas etc.

 

Não saiu do aluguel ainda? Conheça os Condomínios Clube que vem ganhando destaque no mercado imobiliário na região Sul do país . Empreendimentos com mais de 40 áreas de lazer! Imóveis que se enquadram no programa  Minha Casa, Minha Vida. Essa é oportunidade que você estava esperando para comprar seu apartamento próprio. Confira:

áreas de lazer

Deixe seu comentário

Veja também