Imóvel ou Carro
Dicas Financeiras

COMPRAR O PRIMEIRO IMÓVEL OU O PRIMEIRO CARRO?

A grande maioria das pessoas tem dois sonhos ao longo da vida: Comprar um carro e uma casa. No entanto,  esses 2 sonhos geram uma pergunta, comprar o primeiro imóvel ou carro? Existe uma longa caminhada para que você possa adquirir um desses bens e em algum momento você terá que optar em comprar um ou outro.

E para te ajudar a decidir vamos abordar no texto de hoje as vantagens e desvantagens de comprar uma casa ou um carro! Preparados? Então vamos lá:

imóvel ou carro

Não é nada fácil depender de transporte público no Brasil, por isso, ter um carro na garagem pode fazer toda a diferença na hora de sair de casa. E, é claro, que existe uma certa liberdade quando você possui o seu veículo próprio como, por exemplo, viajar a hora que quiser.

No entanto, com a compra de um automóvel surgem uma série de gastos que devem ser levados em consideração. O IPVA, licenciamento, seguro, vistorias, combustível e estacionamento são alguns dos gastos que você terá com seu carro.

E será que é uma boa forma de investimento? Infelizmente não. Os automóveis perdem muito valor após serem usados, mesmo que seja por pouco tempo. Por isso, tenha em mente que se em algum momento você quiser vender seu veículo perderá parte do valor investido.

Existem hoje diversas alternativas para ter a mobilidade que você precisa sem gastar dinheiro na compra de um carro. Além do óbvio transporte público que por muitas vezes é já é suficiente, que tal experimentar a bicicleta?

Desde 2006, o Desafio Intermodal se propõe a avaliar qual o meio de transporte mais eficiente em diversas cidades brasileiras. Utilizando diferentes formas de deslocamento, são avaliados o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo gerado e a emissão de gás carbônico.

No ano de 2019, o evento organizado pelo Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), propôs o trajeto com saída às 18 horas do Campus Centro Politécnico e chegada no Prédio Histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade. A bicicleta foi a campeã dessa 13º edição do Desafio Intermodal, assim como uma sucessão de vitórias em anos anteriores não só em Curitiba, mas em outras importantes metrópoles do Brasil, como São Paulo.

Além dessa escolha, atualmente os aplicativos de transporte urbano tem se destacado pelo preço competitivo sem perder o conforto. No Brasil, Uber e 99, por exemplo, já são quase tão populares quanto carro.

Segundo estudo exclusivo da consultoria BCG para o Estadão , 55% das pessoas das classes A, B e C usam apps de transporte uma vez por semana, contra 58% de veículo próprio.

Segundo o BCG, para quem percorre menos de 5 mil quilômetros por ano, vale mais a pena se locomover apenas utilizando Uber ou 99 do que manter um carro na garagem. E para as viagens de fim de semana e feriados, você pode alugar um carro somente para esse período, que tal?

Para fazer o cálculo, a consultoria levou em conta fatores como custo do carro, depreciação ao longo de cinco anos, combustível, seguro e manutenção.

O próprio aplicativo do Uber desenvolveu uma ferramenta interativa que vai te ajudar a descobrir quanto gasta com seu veículo por dia e qual é o “peso” disso em sua vida, experimente aqui e surpreenda-se.

Naturalmente, vender o carro para ficar só com o aplicativo não é algo tão simples assim. Para muitas pessoas a comodidade que o carro traz vale o custo para mantê-lo. Trata-se de uma questão pessoal, sem certo ou errado. Se você depende de carro para um longo trajeto até o trabalho, fica o dia inteiro rodando na rua e está sempre fazendo viagens de carro, é bem provável que ficar com o veículo seja mais vantajoso para seu estilo de vida.

Porém, se não vê tanta necessidade de ter um automóvel e acha mais confortável chamar um carro a hora que quiser, além de não se importar de usar outros meios de transporte, os aplicativos são a melhor alternativa. Antes de tomar sua decisão, coloque todos os gastos na ponta do lápis e veja qual opção oferece maior economia.

imóvel ou carro

Tem coisa melhor do que morar em algo que você sabe que será seu para o resto da vida ou pelo menos até quando você desejar? Além disso, ter uma casa é um grande investimento, visto que um imóvel tende a valorizar a cada ano que passa.

Os gastos também são necessários, como: IPTU para casa e taxas de condomínios em apartamentos. No entanto, você investirá em um imóvel que é seu com retorno financeiro garantido!

Ter as finanças em ordem é o primeiro passo para quem deseja comprar qualquer uma das duas opções, caso queira mais dicas de economia, relembre esse tema em nosso blog, clicando aqui.

Optou por comprar uma casa?

Ficou interessado em sair do aluguel depois dessa leitura? Não esqueça da Lyx Engenharia na sua procura! Nós possuímos as melhores condições do mercado para que você possa sair do aluguel, com entradas e parcelas a partir de R$299,00!

Cadastra-se aqui e em breve um dos nossos consultores entrará em contato!

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.