Na hora de fechar o mês e comparar ganhos e gastos, muitas vezes estes acabam maiores que aqueles. Isso significa que há um erro no orçamento que precisa ser corrigido, reduzindo gastos e buscando mais economia. Boa parte desses gastos é feita no ambiente doméstico: dentro de casa. Então, se você está tendo problemas com seu orçamento, talvez esteja na hora de rever alguns de seus custos e revisar o seu modo de vida.

Algumas mudanças básicas na rotina podem trazer muita economia nos gastos domésticos. Separadamente, essas mudanças podem parecer pequenas, mas juntas elas somam uma grande diferença no gasto total da casa. Sendo assim, é importante achar formas de se economizar com isso. Felizmente, há uma série de dicas que, se aplicadas, irão reduzir consideravelmente o seu orçamento doméstico.

 

Alimentação

 

Quando for ao supermercado, esteja preparado e prevenido. Faça uma lista apenas com os itens necessários, deixando os supérfluos de lado. Lembre-se: esses últimos itens costumam estar sempre ao melhor alcance de seus clientes, conforme a disposição dos produtos nas prateleiras do supermercado. Outra coisa importante é não ir ao supermercado com fome, pois isso também irá fazer com que os gastos desnecessários cresçam.

Outra questão no que diz respeito à alimentação são as refeições feitas foras de casa. Em geral, essas refeições costumam figurar entre os maiores gastos no orçamento. A reversão dessa tendência vem com a mudança do hábito: priorize as refeições feitas em casa e leve marmitas e lanches pro trabalho.

 

Vestuário

 

Muitas vezes, itens de vestuário costumam ser comprados por impulso. O resultado disso são peças e mais peças de roupa que se acumulam no guarda-roupa sem nunca serem usadas. Da próxima vez que for comprar itens de vestuário, faça uma pesquisa de preços antes. Frequentemente, o mesmo produto pode ser encontrado por preços muito menores. Também fique alerta com as promoções: nem sempre elas são vantajosas para o consumidor.

Para atenuar esse efeito de acumulação de peças desnecessárias, uma boa alternativa é se desfazer desse itens e revendê-los. Hoje em dia, com vários sites na internet especializados na venda de produtos usados, é muito mais fácil se desapegar e complementar seu orçamento com esses pequenos ganhos (a mesma dica serve para outros itens parados em casa, como aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos). Ás vezes pode parecer algo pequeno, porém no fechamento do mês você perceberá diferença, reduzindo gastos e não deixando de consumir.

 

Energia elétrica

 

Um dos maiores gastos domésticos costuma vir da conta de luz. Muitas vezes, pagamos mais do que consumimos efetivamente, devido a um padrão de consumo errático e irresponsável. Para remediar essa situação, algumas pequenas medidas podem ajudar muito.

Aproveitar a iluminação natural, por exemplo, durante o dia. Abrindo-se cortinas e janelas, a luz do sol pode entrar nos cômodos, sem a necessidade de se manter as lâmpadas acesas. Outra dica acerca de iluminação é primar pelas lâmpadas fosforescentes, que têm um gasto menor e costumam ter uma vida útil muito maior do que as lâmpadas comuns.

Evite os banhos demorados. Os chuveiros elétricos costumam puxar muita energia para aquecer a água do banho. Além disso, mantenha a manutenção do equipamento em dia, limpando os orifícios de saída frequentemente e ficando de olho se a resistência do chuveiro está adequada.

reduzindo gastos

Lazer

O lugar que você mora influencia diretamente na redução ou não de gastos, morar em um prédio/condomínio que não possua áreas de lazer, impacta tanto no seus custos quanto na sua vontade de praticar esportes ou usufruir dessas áreas. Pensando nesses aspectos a Lyx Engenharia constrói suas obras focadas em Condomínios Clube. Condomínios com 30, 40 áreas de lazer, dentre elas: academia, piscina, golf, quadras poliesportiva, churrasqueiras, espaço gourmet, etc. São inúmeros benefícios que você possui dentro do lugar que você mora.

 

Não saiu do aluguel ainda? Conheça os Condomínios Clube que vem ganhando destaque no mercado imobiliário na região Sul do país . Empreendimentos com mais de 40 áreas de lazer! Imóveis que se enquadram no programa  Minha Casa, Minha Vida. Essa é oportunidade que você estava esperando para comprar seu apartamento próprio. Confira:

áreas de lazer

Deixe seu comentário

Veja também