Apesar de ser usual buscar imóveis já prontos para morar, as vantagens de escolher um imóvel na planta são muitas, principalmente quando você não precisa mudar-se urgentemente. Essa forma de compra de apartamento é ideal para quem está planejando uma mudança de vida ou um casamento: enquanto a data determinada não chega, o imóvel vai sendo terminado. Veja aqui outras vantagens:

 

Melhor infraestrutura

Quando você compra um apartamento já pronto, é possível que outras pessoas já tenham morado nele e que haja avarias. Além disso, a estrutura pode já ser antiga e mais propensa a vazamentos e outros inconvenientes. Contudo, nada disso existe quando o imóvel ainda está sendo construído: o comprador tem a certeza de que todos os seus sistemas serão novos e contarão com seguro e assistência da construtora, diminuindo eventuais gastos com consertos.

 

Negociações

Você terá mais chances de conseguir um excelente financiamento, moldando o valor da entrada e os demais pagamentos. Entretanto, essa flexibilidade é bem menor quando o apartamento já está pronto e, especialmente, quando seu proprietário comanda a venda: alguns têm necessidade imediata de dinheiro e permitem menos parcelamentos ou exigem um valor mais alto de entrada. Essas situações são eliminadas se o imóvel está na planta.

 

Maior planejamento

Quando um imóvel na planta é comprado, a construtora comunica o prazo para a entrega das chaves, o que varia com o avanço da obra. Porém, você saberá quantos meses terá até poder se mudar e poderá escolher com tranquilidade se haverá móveis embutidos, que itens de decoração serão comprados, fazer orçamentos com transportadoras e mais. Se a mudança é para um imóvel já pronto, costuma haver mais pressa e isso favorece os gastos mais altos.

 

imóvel na planta

 

Depois de pronto, estará mais caro

Um imóvel que tem valor X ainda na planta pode custar o dobro disso depois que está pronto por causa da valorização imobiliária. É claro que um apartamento totalmente pronto, ilustrativamente decorado e com as benfeitorias no prédio fazem com que os compradores concordem com o preço maior: afinal, eles estão recebendo o resultado final.

Já quem compra na planta vê, muitas vezes, apenas a estrutura do prédio: visualmente e comercialmente, o apelo de vendas é menor. Por isso, se você está tentando gastar menos na compra do imóvel, vale a pena procurar pelos que estão em construção.

 

Escolhendo o imóvel na planta

Aprendendo essas vantagens, é importante ser cuidadoso com a construtora: é necessário pesquisar as que possuem imóveis em construção e conferir a sua credibilidade. A preferência precisa ser por construtoras já consolidadas, já que a qualidade do prédio será maior e a garantia de finalização do projeto também.

 

Não saiu do aluguel ainda? Conheça os Condomínios Clube que vem ganhando destaque no mercado imobiliário na região Sul do país . Empreendimentos com mais de 40 áreas de lazer! Imóveis que se enquadram no programa  Minha Casa, Minha Vida. Essa é oportunidade que você estava esperando para comprar seu apartamento próprio. Confira:

 

Deixe seu comentário

Veja também