Quem nunca sonhou em ter o seu próprio cinema em casa? Vamos trazer várias dicas, e te ajudar a construir o cantinho mais confortável da casa. Além de claro, trazer dicas de filmes imperdíveis.

cinema em casa

Ambiente

O primeiro passo é a escolha do ambiente. A sala não precisa necessariamente ser muito grande, tendo espaço o suficiente para comportar os móveis, já está ótimo.

Dá para ter sala de cinema em apartamento pequeno, sim. Uma das possibilidades passa por entender como montar uma sala de cinema com projetor. A vantagem dessa solução é que a sala de cinema se torna, de certa forma, desmontável, já que você pode manter o projetor desligado e a tela recolhida quando não estiver assistindo a um filme ou série.

Iluminação

As janelas costumam ser a principal fonte de luz natural das casas. E cinema não combina com claridade. O ambiente escuro é mais apropriado e não é difícil obter esse efeito. Uma cortina de pano grosso e bem escuro é suficiente para bloquear a entrada da luz. Usar tecidos sobrepostos e optar sempre por tecidos tipos black-out, de tramas bem fechadas e cores escuras, garantem que a única iluminação presente no seu cinema em casa será a da tela da TV.

Já aquela luz baixa, típica dos cinemas antes do início da sessão, pode ser obtida com iluminação artificial. Instalar arandelas na lateral produz esse efeito, lembre-se apenas de optar por lâmpadas amareladas ao invés das brancas. Um interruptor do tipo dimmer pode ser uma boa saída também. Ele regula a intensidade da luz, variando suavemente a claridade até chegar no ideal para cada momento. Pontos de luz indireta com luminárias de chão, de mesa ou pequenos spots no teto, também são uma ótima opção.

Itens necessários para montar uma sala de cinema em casa:

Televisão ou projetor

Esse é o principal componente da sala de cinema, e precisa ser escolhido com cuidado.

Escolher uma televisão pode ser simples se você sabe o que quer. Atualmente, os aparelhos que dominam os interesses de quase todo mundo são as Smart TVs. Elas são dispositivos inteligentes que se conectam à internet e têm suporte a vários aplicativos, como Netflix, YouTube e redes sociais, ampliando as possibilidades de conteúdo à sua disposição. Ao optar por uma Smart TV, lembre-se de que há modelos que se conectam à internet via Wi-Fi e outros que usam apenas conexões cabeadas. Televisores mais antigos podem ser adaptados com o auxílio de dispositivos inteligentes, como um console.

O principal ponto a ser analisado neste item é o tamanho da tela. Para chegar no modelo ideal cheque as informações de medidas do espaço. Para uma TV de 42 polegadas o ideal é que se mantenha uma distância de 2 metros entre o aparelho e o sofá. A altura do chão até a TV também deve ser pensada, o ideal é 1,5 metro.

Esteja atento ainda a resolução da tela. A maioria dos equipamentos de hoje em dia são FullHD, mas certifique-se de que está comprando um aparelho de boa qualidade.

Para quem preferir optar pelo projetor, ele é instalado no teto, normalmente, e é direcionado a uma parede branca ou a uma tela, que fica recolhida junto ao teto quando está fora de uso (enrolada como uma persiana). Em apartamentos pequenos, essa estrutura pode ser montada tanto na sala, quanto no quarto, sem que seja necessário dedicar um ambiente apenas para isso.

Som

Em relação ao som, você precisa alinhar orçamento e infraestrutura atual do ambiente. Um equipamento de home theater é um ótimo investimento, pois permite que o som seja distribuído por todo o espaço, criando a sensação de som de sala de cinema. Mas as TVs mais novas já possuem excelente sistema de som e podem dar conta do recado. Escolha o seu de acordo com o tamanho do ambiente. Existem modelos com 7, 5 e até 3 caixas de som, espalhe-as pela sala de modo equilibrado. Uma dica é instalar ao menos uma no teto.

Caso queira ir além e montar uma sala de cinema em casa com toda a cara de profissional, há ainda a possibilidade de instalar forros acústicos. Eles funcionam como isolantes sonoros, impedindo que os sons de fora entrem e os de dentro saiam. Há diversas opções no mercado, como painéis acústicos, placas e mantas antirruído.

Decoração de cinema

Quer saber como fazer uma decoração de cinema? Além das luminárias, dos painéis acústicos e dos móveis que mencionamos, a sala de cinema em casa fica mais aconchegante e descolada com um tapete grande no piso, cobrindo quase todo o espaço. Almofadas coloridas e mantas no sofá e poltronas também deixam o ambiente com mais estilo.

Para entrar mais na temática de filmes e séries que você gosta, que tal distribuir pôsteres deles pelas paredes ou apoiados no chão? Um quadro grande fica ótimo encostado na parede. Plantas não são tão indicadas, já que a ideia é criar um ambiente mais escuro. Uma dica é substitui-las por vasos altos com galhos e folhas secas. 

Conforto

O grande diferencial de um cinema em casa é o conforto. Isso as salas de cinema dos shoppings não oferecem. Escolha um sofá ou poltrona confortável, tenha em mãos travesseiros e até mesmo alguns cobertores para os dias mais frios. Um apoio para os pés também pode ser útil caso seu sofá não seja um modelo retrátil. Na hora de definir o tipo de móvel para a sua sala de cinema, evitar tecidos desconfortáveis também é um fator importantíssimo

Conteúdo

Depois de escolher o som e a imagem de qualidade, chegou a hora de pensar em conteúdo. Se o seu aparelho é uma Smart TV ou então você possui algum console das gerações mais recentes (PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One ou Nintendo Wii U), ganha mais um mundo de entretenimento à sua disposição. A mesma coisa acontece com aparelhos como Apple TV e Chromecast e ainda alguns reprodutores de Blu-ray, que também permitem a instalação de apps multimídia como Spotify, Netflix, Globosat Play, YouTube, Fox Play e vários outros.

Atualmente, até mesmo o Google oferece um serviço de aluguel online de filmes via o Google Play Filmes — é possível locar diretamente pelo smartphone ou tablet e reproduzir na televisão. A mesma coisa acontece em plataformas como YouTube e iTunes. De qualquer maneira, é bom ter em mente que são várias as opções disponíveis atualmente para você curtir filmes, desenhos animados e seriados sem sair de frente da TV.

cinema em casa

Cinema no condomínio

Se na sua casa não tem espaço para fazer um cantinho especial para assistir os melhores filmes e séries, que tal ter uma sala de cinema no seu condomínio? seguindo todas essas dicas, construímos a sala de cinema perfeita no Condomínio Clube Califórnia. E para você se inspirar, o nosso Pinterest está cheinho de fotos dos ambientes decorados.

Além das escolhas perfeitas para a iluminação, cortinas, poltronas, e principalmente a televisão, a decoração ficou incrível. Os móveis e objetos foram todos pensados na paleta de cores cinza e vermelho. Escolhemos três quadros de posters de três filmes atemporais, e vamos contar um pouquinho sobre eles.

cinema em casa

Jogos Vorazes

O primeiro filme é Jogos vorazes, baseado nos livros da escritora Suzanne Collins, faz parte de uma série de filmes, com o seu primeiro volume lançado em 2012.

O seu enredo se passa em um futuro distante, em que boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

A série de filmes foi vendida como sendo o sucessor de Harry Potter, e faz até hoje muito sucesso entre jovens e adultos.

Pulp Fiction

Pulp Fiction é um clássico, estreado em 1994, em que Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderoso gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

Harry Potter

E por último, mas não menos importante, um clássico que todo mundo já viu pelo menos um dos oito filmes da série. Baseado na série de livros da escritora J.K Rowling, o primeiro filme foi lançado em 2001. Conta a história do Harry Potter (Daniel Radcliffe), um bruxo órfão de 11 anos, que é convocado por Hogwarts, uma escola para bruxos, quando descobrem que ele possui uma ligação com o bruxo que matou seus pais. Ao longo da saga, ele vive aventuras para tentar derrotar o grande vilão.

Comments are closed.

Veja também