Deixar apartamentos pequenos mais espaçosos é um desafio, mas existem dicas para isso. Sabendo como dispor corretamente os móveis e como escolhê-los, pode-se aproveitar melhor a metragem e deixar espaço para que todos transitam e convivam confortavelmente.

 

1 – Escolha o modelo certo de sofá

 

Por muito tempo, as pessoas costumam comprar conjuntos de sofás, ou seja, de dois e três lugares. Porém, isso não é funcional para apartamentos pequenos, já que a sala perderá bastante espaço: o melhor é comprar apenas o sofá de três lugares e, se ainda houver necessidade de lugar para sentar, vale a pena apostar em uma boa poltrona.

A medida do sofá também precisa ser avaliada: se ele for muito grande, tomará demais do espaço do mesmo jeito. Uma dica é comprar os sofás que são em L: eles ficarão “colados” na parede e usarão uma metragem específica.

 

2- Banheiro clean

 

O conceito “clean” não precisa ser apenas na cor, mas principalmente na quantidade de coisas que se coloca no banheiro. Geralmente, as pessoas colocam maquiagens, remédios, itens de beleza e muito mais, mas isso deixa o cômodo abarrotado. A solução é ter um pequeno armário, de preferência que fique preso na parede; se o local tem apenas a pia, deve-se deixar sobre ela apenas produtos fundamentais e em recipiente único.

 

3- Pintura para ampliar o quarto

 

Independente da metragem, o quarto ganha a impressão de mais metros com uma tinta clara. Além do branco, utilizar tinta nude é excelente para que o ambiente fique mais amplo e vale apostar em detalhes com o nude de tom um pouco mais forte.  A utilização de espelhos, combinada a essa cor de tinta, também é um truque de tamanho, mas é importante que o espelho seja grande: se ele ficar em uma parede toda ou na porta do guarda-roupa, melhor. Confira nosso post onde abordamos a cor ideal para o seu apartamento.

Além dessas cores e do espelho, é indicado retirar o criado-mudo quando se tem um quarto pequeno. Se é indispensável ter água ou luminária perto da cama, pode-se comprar algum banquinho que seja estiloso, mas pequeno. Apartamentos pequenos precisam ser pensados com mobílias pequenas.

 

apartamentos pequenos

 

4- Cooktop

 

Ter fogão é primordial na cozinha, mas ele não precisa ser o tradicional: por causa do seu gabinete, ele toma muitos metros, o que não é desejável quando o espaço do cômodo já é pouco. Por causa disso, o cooktop é sempre mais funcional, com o ponto desfavorável de não ter forno; entretanto, pode-se substitui-lo pelos fornos elétricos embutidos.

 

5- Móveis 2 em 1

 

Em qualquer cômodo, os móveis que têm mais de uma utilidade são excelentes para esse tipo de apartamento. A cama pode ter gavetas embutidas e, com isso, será possível usar um guarda-roupa menor; há diversas mesas pequenas que se expandem quando há mais pessoas para jantar. Quando crianças compartilham o quarto, utilizar um beliche também poupa muitos metros do lugar, assim como usar os sofás-cama.

 

E você? Não saiu do aluguel ainda? Conheça os Condomínios Clube que vem ganhando destaque no mercado imobiliário na região Sul do país . Empreendimentos com mais de 40 áreas de lazer! Imóveis que se enquadram no programa  Minha Casa, Minha Vida. Essa é oportunidade que você estava esperando para comprar seu apartamento próprio. Confira:

 

[metaslider id=437]

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Veja também