Com a chegada do inverno e da queda da temperatura, é preciso ter cuidado para que seu apartamento, exatamente o local em que buscamos nos esconder do frio, fique quentinho. Além de desconfortável, um apartamento gelado pode gerar uma série de problemas na saúde, especialmente para quem possui complicações alérgicas, como rinite. Assim sendo, é importante encontrar formas eficazes, simples e baratas de aquecer seu apartamento. Veja a seguir algumas dicas quentes que podem ajudar muito!

 

Use mais o forno para cozinhar 

Quando a temperatura estiver muito baixa, procure usar mais o forno para cozinhar. Isso porque, enquanto o forno assa a comida, o apartamento recebe o calor residual do utensílio, sem precisar fazer uso de aquecedores.

 

Mude a rotação do ventilador de direção 

Por incrível que pareça, essa medida pode ajudar e muito no aquecimento de seu apartamento. O senso comum costuma não usar o ventilador em dias frios, geralmente relegados aos momentos de calor. Mas o ventilador pode ser um bom aliado na luta contra o frio: acionar as pás no sentido inverso ao comum fará com que o ar quente acumulado na altura do apartamento desça à altura do chão.

 

Use plástico bolha como isolante

O plástico bolha pode funcionar como um ótimo isolante térmico, além de ser um material barato. Borrifando um pouco de água na janela e voltando o lado das bolhas para o exterior do ambiente, o plástico ficará grudado. Para o leitor cético, um pouco de ciência: o plástico bolha tem essa funcionalidade inusitada pelo fato de suas bolhas conterem ar, um isolante térmico clássico e eficaz.

 saia do aluguel

Aprimore o isolamento dos caixilhos 

Os caixilhos são aquelas armações em volta da janela que seguram o vidro, ou então a moldura do limiar das portas. Acontece que o ar gelado pode entrar por essa fresta, por mais mínima que seja. Portanto, uma boa dica é melhorar o isolamento dos caixilhos, calafetando-os novamente, especialmente em apartamentos mais velhos. Um bom material para ser usado na vedação é o silicone.

 

Use tecidos quentes na cama e no sofá

O uso de mantas, almofadas, cobertores e outros tecidos quentes podem contribuir muito para o aquecimento do apartamento e dos móveis. Na verdade, esses tecidos não são “quentes” ou “frios” por si mesmos, mas sim atuam no isolamento térmico dos corpos e objetos.

 

apartamento

 

Isole as portas e janelas com fita adesiva 

Como mencionado em item acima, a vedação de portas e janelas que se desgasta com o tempo pode piorar a situação de frio dentro do apartamento. Para combater esse problema, use fitas auto-adesivas conhecidas no setor de construção como “veda-frestas”. O seu problema vai diminuir consideravelmente, diminuindo o fluxo de ar frio para dentro e ar quente para fora.

 

Adquira cortinas mais grossas

Considere investir em cortinas e blackouts mais grossos, para atenuar a dissipação durante a noite do calor acumulado ao longo do dia. Em apartamentos com janelas sem vidros duplos, essa dissipação é ainda maior. Desse modo, as cortinas são boas amigas na retenção do calor dentro do apartamento.

 

Não saiu do aluguel ainda? Conheça os Condomínios Clube que vem ganhando destaque no mercado imobiliário na região Sul do país . Empreendimentos com mais de 40 áreas de lazer! Imóveis que se enquadram no programa  Minha Casa, Minha Vida. Essa é oportunidade que você estava esperando para comprar seu apartamento próprio. Confira:

Veja também