A presença de plantas em casa só traz benefícios: além de deixar qualquer ambiente mais charmoso e aconchegante, elas ainda melhoram a qualidade do ar. Para quem não tem à disposição um quintal com um vasto jardim, cuidar das plantas dentro de apartamento pode ser um desafio, mas com paciência e as dicas corretas é possível cuidar de plantas dentro de apartamento e deixá-las tão bonitas quanto aquelas que ficam expostas à natureza.

Nesse texto vamos te mostrar exatamente o que você precisa saber para nunca deixar suas plantas morrerem naquele vaso na sombra e criar um belo jardim dentro de seu apartamento.

Tendência Urban Jugle

Você já ouviu falar sobre a tendência URBAN JUNGLE? É um estilo de decoração super tropical que traz para dentro de casa uma mini “floresta”, em tradução literal.

Esse estilo tem ganhado força no Brasil, pois combina beleza na decoração e também bem-estar, ao trazer as plantas para dentro dos apartamentos de grandes cidades.

Ao optar por incluir plantas em sua decoração, lembre-se que elas serão um ponto de destaque na sua prateleira, ou no cantinho da sala, então deixe ela ser a protagonista! Outros materiais que remetem à natureza, como madeira, bambu e palha, também ajudam a compor o ambiente.

Para mais inspirações como essa, acesse o Pinterest clicando aqui.

Mas para adotar esse estilo de decoração em seu apartamento, primeiro tenha certeza que você terá tempo e dedicação para cuidar das suas plantinhas. Além disso, tenha cuidado para que a decoração tenha a personalidade que buscamos, mas que não fique exagerada demais, sobrecarregando o ambiente.

Como algumas plantas necessitam de cuidados diferentes das demais, sempre pesquisa a espécie da sua planta, e se ela deve ficar mais próxima à janela, ou não.

Caso as plantas não sejam o seu forte, você pode dar uma pitadinha no seu ambiente com folhas artificiais ou até mesmo quadros que remetam às folhagens.

Veja no vídeo abaixo do canal Casa GNT algumas dicas do arquiteto Maurício Arruda sobre essa tendência:

Forneça água e luz na medida certa

Todas as plantas precisam, para sobreviver, de água e de um pouco de luz. Mesmo que sejam apenas alguns minutos ao sol. Afinal de contas, elas dependem da fotossíntese para se alimentar e se desenvolver.

Agora, para que esse desenvolvimento ocorra da maneira correta, é preciso fornecer a quantidade correta de água e luz para as espécies.

Quer um exemplo? Sabia que nem sempre é positivo regar a planta todos os dias? Isso pode deixar a raiz sobrecarregada. Então, para não errar, é preciso se certificar qual a quantidade de luz e água necessárias para que a espécie se desenvolva com saúde.

Uma boa alternativa é apostar em plantas de sombra. Só a abertura de cortinas e janelas já é o suficiente para o desenvolvimento dessas espécies. Confira alguns exemplos de plantas de sombra

  • samambaia;
  • cactos;
  • suculentas;
  • cróton;
  • palmeira-leque;
  • iuca (Yucca);
  • árvore-da-felicidade;
  • zamioculcas;
  • espada de São Jorge;
  • peperômia;
  • ciclanto;
  • camedórea-elegante;
  • palmeira ráfia;
  • maranta;
  • costela-de-adão;
  • jiboia, entre outras.

Use os filtros de café para dosar a água

Vai regar sua plantinha e sempre acha que coloca água demais? Sabia que o filtro de café pode ser um bom instrumento para você não errar? Graças aos poros que existem nesse item, a água entra na terra de forma mais devagar, garantindo que a planta receba a quantidade necessária.

Além disso, quando você colocar um filtro de café garante que a terra fique no lugar, evitando buracos que podem expor as raízes.

Coloque blocos de isopor no vaso

Quem deseja cuidar de plantas em apartamento sabe que acertar no vaso vai ser fundamental para o desenvolvimento delas. Afinal de contas, se você errar na escolha, ele pode afogar ou secar as raízes, matando a planta.

Uma boa alternativa é preencher a parte inferior do vaso que você escolher com pequenos blocos de isopor, daqueles que vieram nas encomendas que você tem pedido nesse período em casa, por exemplo.

Com o isopor, a água escorrerá melhor, equilibrando a hidratação da planta. E, como bônus, você terá um arranjo bem mais leve, equilibrando o peso trazido pela terra.

Água de casca de ovo pode ajudar nutrição

Nas plantas para apartamento, outro desafio é a nutrição da planta. Aquelas que estão com deficiência de nutrientes não se desenvolvem como deveriam. Como sabemos, é possível comprar fertilizantes artificiais, apenas para aplicação no vaso.

Agora, que tal optar por uma receita caseira, muito simples? Assim você economiza dinheiro e ainda se diverte. Um bom exemplo de fertilizante caseiro é o feito com água e cascas de ovos.

Além de ajudar a reutilizar o lixo, reduzindo o volume descartado, esse tipo de fertilizante economiza tempo, dinheiro e ajuda a deixar suas plantas com uma boa reserva de cálcio e potássio.

Mantenha suas podas em dia

Seja para quem vai aderir às plantas para apartamento ou achou outro espaço para colocar aquele vasinho, é fundamental manter as podas em dia.

Aqui, vale o seguinte raciocínio. Estamos acostumados a cortar sempre o cabelo, para nos livrarmos das pontas duplas e deixarmos nossos fios com aquela aparência mais saudável, certo? O mesmo vale para as plantas.

A poda ajuda a retirar o excesso, folhas mortas e dar nova vida para que ela cresça mais e mais. Aqui é preciso apenas tomar cuidado para fazer a poda corretamente, afinal de contas é preciso avaliar o espaço que ela tem para crescer, a quantidade de luz que incide sobre o vaso e o tipo de folhagem.

Tudo isso influencia na poda que você fará e também pode ajudar ou atrapalhar o crescimento

Uma ótima referência para você aprender tudo sobre o cuidado diário de plantas e dicas infalíveis é a página no Instagram @Cafofododani. No vídeo abaixo ele conta um pouco sobre as espécies e cuidados em sua casa:

Para continuar lendo sobre o assunto, que tal visitar esse texto em nosso Blog sobre Como criar uma Horta no meu apartamento?

Veja também