A falta de dinheiro faz com que muitas pessoas desistam de dar aquela repaginada no visual de suas casas, deixando a decoração antiga prevalecer por ainda mais tempo, sem perceber que podem sim tornar o ambiente mais agradável e moderno sem que tenham que gastar uma quantia cara, basta saber preparar bem o orçamento, fazer pesquisas de preços/mercado e então usar bem a criatividade a seu favor.

Hoje em dia, decorar bem não é mais sinônimo de gastar muito. Você pode muito bem conseguir atingir um alto nível de satisfação visual e de conforto sem precisar investir demais para isso. Preparamos algumas dicas especiais para quem está com o orçamento reduzido, mas é perspicaz o bastante para não abrir mão de melhorar o ambiente de sua residência. Quer saber mais sobre?! Vamos lá!

 

Fazendo pesquisas

 

Antes de ir logo comprando tudo que vê pela frente, é melhor pensar qual vai ser a decoração a ser utilizada, qual a paleta de cores que você vai adotar na sua decoração, se ela vai ter objetos minimalistas ou não, entre outros detalhes. Depois de entender como tudo funciona é hora pesquisar os melhores preços dos objetos escolhidos nos pontos de venda mais próximos. Assim que você tiver em mãos todas as informações é hora de planejar o seu orçamento.

 

Preparando o orçamento

 

Já sabe o que deseja comprar?! Verificou os preços mais acessíveis sem deixar com que os produtos percam o glamour merecido?! Então é momento de planilhar os itens e preparar o seu orçamento, sempre verificando a quantidade em dinheiro disponível para gastar. Se o orçamento teve um valor satisfatório, é momento de ir às compras, mas sempre lembrando de deixar uma reservinha caso precise no final da decoração para algum eventual gasto. Agora se o orçamento ultrapassou o valor limite, é momento de rever tudo o que você decidiu comprar e deixar apenas o necessário.

 

orçamento reduzido

 

Reaproveite!

 

Você não comprar tudo novo, use a sua criatividade e saiba reaproveitar aquilo que você já tem em casa. Um sofá velho não precisa ir pro lixo, ele pode ser reaproveitando trocando-se o estofado interno e depois passado um revestimento novo. Neste momento, você pode brincar com as cores e deixar o sofá, alguns móveis e outros objetos a sua cara e a cara da decoração escolhida.

 

Use e abuse do verde

 

As plantas naturais e artificiais têm um valor acessível e podem deixar a sua casa com um aspecto mais amplo e uma melhor ventilação. Use e abuse o quanto achar necessário. Aposte em jardins verticais e de inverno e deixa a sua decoração ainda mais deslumbrante.

 

Visite feiras de rua

 

As feirinhas de rua podem ficar de lado se o seu orçamento já estiver estourado. Mas, lembra da quantia que te disse no começo para guardar?! Pois é, elas servirão para que você agora possa comprar alguns artigos minimalistas nas feirinhas de rua. Nem sempre logo de cara você vai achar algo interessante e de um preço bom, mas com uma boa pesquisada e imaginação vai ser possível comprar e criar peças lindas com artigos de feirinhas de rua.

 

Use a criatividade

 

Por fim, o que mais vale afinal de contas é a sua criatividade! Se você souber usá-la da forma correta vai deixar a sua decoração perfeita. Saiba colocar cada coisa no local certo, mescle objetos e crie novos artigos de decoração, reinvente seus móveis velhos reaproveitando e transformando eles em coisas novas e mais bonitas. Ou seja, a decoração depende de você, use a criatividade e faça da sua casa um ambiente mais aconchegante e bonito gastado pouco.

Veja também