Você é profissional autônomo e não sabe como aprovar seu crédito no Casa Verde Amarela? Vamos explicar tudo que você precisa saber!

Mas o que é o programa Casa Verde e Amarela?

​É um Programa do Governo Federal que tem como objetivo promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal de até R$ 7.000,00 (sete mil reais), associado ao desenvolvimento econômico, à geração de trabalho e renda e à elevação dos padrões de habitabilidade e de qualidade de vida da população urbana.

Menor taxa do mercado

Apesar de outras instituições financeiras aderirem a parceria com o programa, as taxas de juros praticadas pela Caixa Econômica Federal são as menores e de acordo com a renda da sua família.

Seguro Garantia Caixa

A Caixa Seguradora criou um seguro que garante que os contratos firmados das empresas contratantes sejam cumpridos.

Subsídio

subsídio do programa é um valor oferecido pelo Governo Federal para pessoas individuais ou famílias que entram no financiamento pelo programa habitacional e tem uma quantia calculada baseada na sua renda familiar e outros atributos avaliados, com o intuito de diminuir o valor financiado, que é abatido no preço final do imóvel, gerando um desconto.

A dúvida é: Tenho direito de participar do programa mesmo não tendo carteira assinada, sendo profissional autônomo?

A resposta é: SIM! E como comprovar a renda sendo um profissional autônomo? Existem algumas maneiras de fazer, sendo elas:

Movimentações bancárias

A movimentação bancária é uma das mais utilizadas, indicada para rendimentos que não são comprovados por um documento oficial.

Para estar apta, a conta precisa ser corrente, não poupança, e deve possuir limite de cheque especial. Para aprovação é necessário a apresentação dos últimos 3 extratos bancários da conta, sendo eles do mês completo (do primeiro ao último mês).

É importante que todo dinheiro movimentado no mês passe pela conta, pois é o meio de comprovar que determinada quantidade foi movimentada.

Algumas observações são:

  • A conta corrente deve ter no mínimo 6 meses de abertura
  • Não são aceitos extratos emitidos pelo autoatendimento
  • Você deve ser o titular da conta
  • Não são aceitos extratos sem movimentação por um período igual ou maior que 30 dias nos últimos 3 meses
  • Não são aceitos extratos quando em algum dos meses a movimentação bancária ficou restrita a apenas 1 saque ou depósito
profissional autônomo

Imposto de renda

Uma das opções é declarar o imposto de renda. Esse método é indicado para o profissional autônomo que recebe mais que R$2380,00 ao mês, por isso não pode ser isento do imposto. Da mesma forma, é importante manter as movimentações bancárias, o banco precisará da comprovação para embasar a declaração de imposto de renda. O bom é que assim é possível que as movimentações sejam feitas na poupança, não apenas na conta corrente.

A declaração de imposto de renda demonstra maior credibilidade para a Caixa, pois nela contém todos os recebimentos e pagamentos do ano anterior.

A validade da declaração é de 1 ano, mantenha sempre atualizada.

Clientes MEI

Só podem ser enquadradas na categoria MEI as empresas com faturamento de até R$ 81 mil por ano ou R$ 6.750 por mês.

O Microempreendedor pode comprovar a sua renda apresentando:

  • A declaração e recibo de imposto de renda;
  • O extrato do PGMEI (comprovante do recolhimento do DAS), a declaração anual;
  • Recibo do simples nacional do MEI e certificado de condição do micro empreendedor.

O profissional autônomo MEI na maioria das vezes, utiliza a movimentação bancária, por ser mais simples de comprovar.

Contas pagas

Nesse método, é necessário apresentar 3 recibos dos pagamentos dos gastos dos últimos 3 meses. É possível apresentar os recibos de todas as despesas, mas a preferência é para as contas de valor alto.

Contrato de prestação de serviços

O comprovante de prestação de serviços também pode ser utilizado pelo profissional autônomo para a comprovação de renda, que será emitido sempre que for realizado um serviço. Além de comprovar o faturamento, esse método também comprova a atividade exercida pelo profissional.

Para ocorrer a aprovação, é necessário apresentar o contrato no cartório, com reconhecimento de firma, junto com os comprovantes de recebimento dos últimos 6 meses.    

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos

A DECORE é aceita desde o ano 2000 como comprovante de renda autônoma. Ela deve ser feita por um profissional habilitado e precisa ter o selo DHP (Declaração de Habilitação Profissional).

profissional autônomo

Empresários

Agora para você, empresário autônomo, os documentos necessários são:

  • a declaração e recibo do IR,
  • o contrato social da empresa,
  • a inscrição do CNPJ,
  • os contracheques (pró-labore),
  • o comprovante de recolhimento do INSS,
  • a declaração do IR de PJ e
  • a certidão negativa de tributos federais para empresa limitada.
  • além dos documentos pessoa física

Algumas dicas importantes:

Para abrir uma conta corrente você precisará:

  • Ir até o banco de sua escolha
  • Levar os documentos necessários, no caso da Caixa é o CPF, RG e Comprovante de Residência
  • Assinar os formulários necessários e solicitar.

Para uma boa movimentação bancária, é importante seguir algumas dicas:

  • Ter no mínimo 3 entradas na conta por mês;
  • Utilizar o internet banking do banco para pagar as contas, assim fica mais fácil rastrear as movimentações;
  • Não fazer saques é muito importante, pois dessa forma não é possível saber em que foi gasto o valor sacado, e abre espaço para o banco achar que pode existir um outro financiamento em aberto, o que não é aconselhável.
  • Ter uma conta corrente para comprovação de movimentação bancária é a dica essencial.

Como autônomos podem comprar seu imóvel próprio com a Lyx? Confira a matéria completa!

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