Por mais que o desenvolvimento da inovação numa empresa seja um processo interno, é muito importante ela estar atenta ao mercado e aberta para captar as novidades que surgem. Das várias iniciativas do Plano de Inovação da LYX, a e expansão internacional é parte da nossa estratégia como prática de Open Innovation (Inovação Aberta).

Com o intuito de buscar parcerias significativas e num contexto de digitalização da empresa, entendemos que a prospecção de oportunidades de relacionamentos ganha-ganha não deveria ter limitações geográficas. A LYX investe em inovação pensando grande e compreende o potencial de relacionamentos internacionais cooperativos para captar tecnologias capazes de transformar a indústria da construção civil e mercado imobiliário.

Apesar da globalização, já tão discutida, impulsionar o desenvolvimento de várias tecnologias, anos se passaram e apenas algumas conseguiram ser incorporadas e modificaram essa indústria no Brasil. Sistemas e plataformas de gestão, como ERPs (Enterprise Resource Planning) e CRMs (Customer Relationship Management) são comuns em empresas brasileiras há pelo menos uma década, mas grande parte destas plataformas foram desenvolvidas em outros países, e tiveram de ser importadas e implementadas. Ou seja, para que tecnologias atravessem o mundo e se instalem por aqui, é necessário que haja interesse — e investimento.

Entendendo essa dinâmica e o valor agregado por essa estratégia, a LYX aposta na construção de relações de cooperação e o investimento em tecnologias como forma de estar à frente no mercado. Qual é, então, a melhor forma de transformar esse planejamento em ação? A resposta mais simples é também a mais direta: estar onde novas tecnologias se desenvolvem — o Vale do Silício.

PRESENÇA NO VALE DO SILÍCIO

Ficou claro que para construir nossa presença internacional, devemos estender nosso alcance e buscar nosso lugar no maior polo de inovação do mundo ocidental: São Francisco, na Califórnia. Lar de incontáveis coworkings, hubs e centros de inovação, bem como as sedes das maiores empresas tecnológicas do mundo, a região norte-americana se tornou o destino daqueles que almejam se tornar players relevantes do desenvolvimento de tecnologias e garantir uma participação consolidada no ecossistema de inovação. A exposição a estes ambientes proporciona a criação de networks internacionais com outras empresas tech que podem oferecer soluções que a construção civil precisa encontrar.

PARCERIAS INTERNACIONAIS

Depois de uma busca por espaços que oferecessem diversas possibilidades, valorizando não apenas a presença física, mas oferecendo mais benefícios alinhados às nossas necessidades, optamos por abrir uma extensão de nosso escritório no coworking da Galvanize, um espaço físico estratégico que promove esse posicionamento, e traz também outras vantagens práticas que agregam valor. Desenhada para receber empresas e startups nos mais diversos estágios de desenvolvimento tecnológico, a Galvanize promove um ambiente de troca de experiências profissionais que facilita conexões internacionais como as que queremos firmar. Esse workspace em São Francisco desenvolve trabalhos atuando como aceleradora, além de possuir uma plataforma de capacitação onde oferece cursos e workshops, fazendo a ponte entre profissionais que estão iniciando no mercado e as empresas que fazem parte dessa rede.

PARCERIAS INTERNACIONAIS

O apoio por parte da Diretoria da LYX foi essencial para que esse processo acontecesse, garantindo que o objetivo da presença internacional fosse alcançado com sucesso. Hoje possuímos nosso espaço nesse coworking com um endereço fixo nos Estados Unidos e acesso à todas as funcionalidades dessa plataforma, incluindo contato com outras empresas e startups de diversas áreas e permitindo trocas e parcerias. Assim, abrimos inúmeras possibilidades para o crescimento de toda nossa equipe, reforça a estratégia de abertura internacional e nos colocando em destaque como tech no mercado.

Comments are closed.

Veja também