Um dos maiores sonhos e principais desafios da população brasileira é a aquisição da casa própria. Para atingir este objetivo, as pessoas dão duro em seus trabalhos, porém, com a elevação dos valores, a concretização deste sonho nem sempre é simples, sendo, em muitos casos, adiada.

Ainda assim, existem algumas maneiras das quais é possível adiantar este sonho. Se você quer comprar seu imóvel o quanto antes, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo é uma boa opção.

Quer saber mais sobre como o FGTS inativo pode ajudar na compra da casa própria? Então continue fazendo a leitura deste artigo!

 

Compreendendo as normas de uso do FGTS

O FGTS é um direito de todo trabalhador brasileiro que possua contrato regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A principal finalidade deste Fundo é resguardar o funcionário da empresa em casos onde há demissão sem justa causa.

Para ter acesso a este direito, os empregadores abrem uma conta bancária em favor do empregado, na Caixa Econômica Federal, e todo mês realiza depósitos que equivalem a 8% do salário do trabalhador.

Além dos casos onde há demissão sem justa causa, há outras situações onde o saque do recurso é disponível. São eles:

– Pagamento integral ou parcial de construções ou compras de imóveis;

– Liquidação da dívida ou parte do salvo devedor do imóvel, desde que o mesmo seja financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação;

– Redução do preço das prestações do financiamento, desde que através do Sistema Financeiro de Habitação.

Para fazer uso dos recursos, o empregado deve se enquadrar nos requisitos impostos pela Caixa. Quando preenchidos, a utilização do FGTS está liberada.

A respeito das condições, são elas:

– Mínimo de três anos de carteira assinada sob o FGTS, mesmo em períodos alternados;

– Ausência de custeamento no próprio no SFH;

– Não ser proprietário de qualquer outro imóvel residencial no mesmo lugar do imóvel que será financiado;

– Estar com as prestações do financiamento em dia;

– Ser o titular do financiamento em que almeja pagar as mensalidades.

 

FGTS

 

É possível fazer uso dos FGTS para dar entrada na compra de um imóvel?

 

Se você possui recursos do FGTS e deseja utilizá-los para fazer a compra do seu imóvel, será necessário fazê-los em uma das seguintes circunstâncias: Pagamento parcial ou integral da casa construída ou em construção, contanto que não se trate do preço de entrada; liquidação das mensalidades do financiamento ou abatimento do saldo devedor.

O ideal é fazer uso dos recursos do FGTS para tornar a prestação do financiamento imobiliário mais baixo ao seu bolso. Uma das opções com inúmeras vantagens e muito usada pelos brasileiros é o financiamento pela Caixa Econômica Federal, através do financiamento pela Caixa, você consegue pagar suas prestações em até 35 anos, e o valor financiado pode chegar em até 90% do imóvel. Confira outras vantagens do financiamento Caixa

 

O FGTS inativo e a compra do imóvel

Os recursos do FGTS infelizmente não podem ser utilizados para pagar a entrada do seu imóvel, mas como você pode ver ao longo deste post, eles são uma ótima forma de diminuir o saldo devedor de um financiamento que venha a ser contratado ou até mesmo que já esteja em andamento.

 

Redução de Juros

Com o uso do FGTS no financiamento da casa própria pela Caixa Econômica Federal, a parcela dos juros é diminuida em 0,5%.

Tem dúvidas sobre o valor do seu FGTS? Calcule agora mesmo e comece a investir o seu dinheiro!

 

Não saiu do aluguel ainda? Conheça os Condomínios Clube que vem ganhando destaque no mercado imobiliário na região Sul do país . Empreendimentos com mais de 40 áreas de lazer! Imóveis que se enquadram no programa  Minha Casa, Minha Vida. Essa é oportunidade que você estava esperando para comprar seu apartamento próprio. Confira:

[metaslider id=437]

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Veja também