Alguns condomínios não permitem moradores com animais de estimação, porém, hoje em dia, é cada vez mais comum condomínios aceitarem de braços abertos os pets dos moradores e, ainda, aderirem a espaços pensados para eles nas áreas comuns do empreendimento, como o queridinho Espaço Pet ou Pet Play.

O que algumas pessoas ainda não sabem é que animais são permitidos por lei nos condomínios, pois a manutenção no animal é um exercício regular do direito de propriedade. Mas assim como nossos direitos, temos nossos deveres. Conheça um pouco sobre a legislação para manter animais em condomínio e sobre os cuidados que você precisa ter para mantê-lo saudável no texto de hoje do Blog Lyx.

Legislação para animais de estimação

Independente das regras sindicais do seu condomínio, não há impedimento da circulação do seu animal pelo local, porte do animal, quantidade de animais ou raça. O que pode acontecer é determinação de locais específicos para circulação do seu pet (ex.: não é permitida a circulação pelas áreas comuns cobertas), circulação somente com coleira e guia, e em caso do animal fazer suas necessidades é de responsabilidade do dono de limpar a região.

Porém, o artigo 1336 da Constituição Civil prevê alguns limitantes dentro desse nosso direito de ter o animalzinho no nosso apartamento: Perturbação ao sossego, saúde, segurança e bons costumes daqueles que ali coabitam, por isso, é de extrema importância priorizar a boa convivência entre os demais condôminos.

Dicas para boa convivência dos pets no condomínio

  • Saia com seu pet sempre de coleira e guia, independente do tamanho do animal. Isso faz com que os vizinhos se sintam mais seguros e confortáveis com seu animalzinho.
  • Ande sempre com uma sacolinha descartável para as necessidades.
  • Crie uma rotina para o seu animal. Animais são condicionados e aprendem rápido. Sem uma rotina, alguns animaizinhos ficam ansiosos e isso pode fazer com que eles perturbem a vizinhança. Passear diariamente ou visitar ao Espaço Pet, é uma ótima dica para desestressar seu animal.
  • Se atente às vacinas do seu pet para evitar que ele contraia alguma doença que possa afetar os animais dos seus vizinhos.
  • Lembre-se de manter sempre tudo bem limpinho para não chamar atenção de forma negativa para você e seu pet.

E nunca se esqueça do art. 1336. Qualquer atitude que perturbe sossego, saúde e segurança dos seus vizinhos, pode te trazer prejuízos e multas.

Mais dicas para quem deseja ter pet em apartamento, você pode conferir clicando aqui.

Espaço Pet ou Pet Play

pet-em-condomínio

Nos empreendimentos da construtora Lyx Engenharia, pensamos não só na comodidade e lazer dos nossos clientes e moradores, mas também de seus amados bichinhos.

Ao criar uma rotina de passeio com seu animal, você pode também aproveitar esse tempo para brincar com ele no Espaço Pet, e quem sabe até arriscar uns truques. Leve um petisco como incentivo, isso pode ajudar no condicionamento do seu pet.

Lembre-se sempre de levar os saquinhos descartáveis, uma vasilha e água (ele pode ficar com sede depois de brincar).

Para mostrar alguns truques para cachorros que residem em condomínios, o adestrador Fernando Félix da empresa Eduque Meu Cão visitou nosso Pet Play do Condomínio Clube Montana e mostrou pra gente uma forma leve e divertida para manter a saúde do seu animal em dia. Confira no vídeo abaixo:

E para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o adestramento de pets, o Fernando preparou uma promoção especial para moradores dos condomínios Lyx de Curitiba e região. Entre em contato e faça sua avaliação!

Eduque Meu Cão

(41) 9 9907 4922 / eduquemeucao@gmail.com

www.facebook.com/eduquemeucao

www.instagram.com/eduquemeucao

Cantinho Pet no seu apartamento

Não adianta só nos preocuparmos com o conforto dos que estão à nossa volta né? Para não estressar nosso bichinho, é bom que ele tenha um cantinho só dele no apartamento.

Animais gostam de previsibilidade, então nada muito complicado e nada muito polarizado. Procure concentrar tudo em um único local, com exceção do local onde ele faz as necessidades.

Uma ótima dica, é separar um canto na área de serviço ou na área externa (se houver) em que ele possa usar para fazer suas necessidades, e a almofadinha dele na sala ao lado do pote de comida e água. É interessante separar esses dois cantos, pois o animal, assim como nós, precisa de um local somente para suas necessidades básicas. Muitas pessoas separam a área de serviço para fazer o cantinho pet, isso não é o mais indicado pois os animais gostam de companhia, é interessante que quando você esteja no seu momento de descanso/lazer, assistindo televisão por exemplo, seu pet esteja perto por perto para que isso não gere uma ansiedade nele, e consequentemente não incomode os vizinhos, além disso, os animais existem para nos fazer companhia não é mesmo? Nada de deixar seu animalzinho isolado.

Para o local onde os animais fazem suas necessidades básicas, principalmente quando se trata de cachorros, uma ótima dica é utilizar os tapetes fralda descartáveis, eles absorvem toda a umidade, depois é só descartar corretamente. E para os gatos é comum o uso da caixa de areia.

Caso haja um interesse em algo mais sustentável, existem alguns tapetes inteligentes com escoamento diretamente para o ralo, que podem de início parecer mais caros, mas a longo prazo te trazem uma grande economia, além de ser ecologicamente mais interessantes por reduzir a produção de lixo. A marca Weasy, tem várias opções sustentáveis e inteligentes para cães e gatos, são interessantes principalmente para àqueles que passam muito tempo fora de casa, por conta do trabalho/faculdade. Você pode conferir os produtos e seus detalhes clicando aqui.

É interessante que neste cantinho onde ele vai dormir, comer… ele tenha por perto seus brinquedos. Você pode providenciar um cesto para guardar. Animais são totalmente condicionados, então ele vai saber onde encontrar aquele brinquedinho dele quando ele quiser brincar.

As vezes nos esquecemos, mas é importante na limpeza da casa, que não se use produtos muito tóxicos pois isso pode fazer mal para o seu animal, gerar alguma alergia indesejada, ou até mesmo algum problema à longo prazo. Parece algo simples, mas pode fazer toda a diferença na saúde do seu bichinho.

E aí? Gostou das dicas?

Quer conhecer mais a estrutura dos nossos empreendimentos que tem todo o conforto para você e seu pet? Visite nosso site e conheça nossos empreendimentos! Ficaremos felizes em apresentar nossa estrutura para você!

Veja também