Paleta de cor: qual escolher para o seu apartamento

Decorar um apartamento é uma tarefa que requerer certo tempo, principalmente quando se trata de escolher a paleta de cores para as paredes e enfeites, por exemplo.

Além de representar traços da personalidade de quem vai viver na casa, a paleta de cores ideal deve conversar com cada um dos elementos colocados naquele ambiente.

Está se mudando para um novo apartamento e está em dúvida sobre qual paleta de cores escolher? Esse texto é para você. Separamos aqui tudo o que você precisa saber para não errar na seleção.

Leve em consideração seu gosto pessoal

Quem está escolhendo uma paleta de cores nova para o seu apartamento não precisa ficar refém de uma única tonalidade. É possível misturar vários tons em um mesmo cômodo, desde que elas dialoguem entre si.

Mas, antes de tudo, essas cores selecionadas precisam estar dentro das preferências de quem irá morar no local. Antes de pintar paredes e decorar cômodos, é fundamental ouvir seu próprio julgamento. Eu gosto dessa cor? Acho que ela combina comigo? Se a resposta for sim, pode começar a pintar as paredes agora mesmo.

Selecione tons quentes e frios

Quando se está diante de uma paleta de cores tão extensa, além de ouvir sua própria preferência, um bom truque é fazer uma lista selecionando alguns tons quentes e frios. Isto torna essa escolha mais simples, pois você conseguirá perceber qual tonalidade combina melhor com itens como móveis ou tapetes que já existem nos cômodos de seu apartamento.

Pense na atmosfera que deseja para o ambiente

Na hora de montar uma boa paleta de cores para o seu apartamento, o ideal é pensar nas sensações que você deseja passar para cada um que visite a sua casa. Lembre-se que cada cor transmite uma atmosfera diferente.

Por exemplo, ambientes em tons azuis tranquilizam quem está ali, enquanto as cores em amarelo trazem energia. Já o rosa acolhe, enquanto os tons verdes equilibram as emoções.

apartamento

Pesquise 

Quem está montando uma paleta de cores para o seu apartamento deve pesquisar, e muito. Acesse páginas na internet, veja fotos, consulte álbuns, olhe outras pessoas que estejam decorando suas casas, assim você pode captar inspirações.

Viu uma cor que te encantou? Pesquise, para identificar quais as paletas de cores. Assim fica muito mais fácil repetir as cores que você está vendo na tela.

Ouse nas combinações

Está pensando em redecorar um novo espaço? Ouse. Uma boa dica é fazer combinações de cores sóbrias com cores mais ousadas.

Esse truque traz mais vida para um determinado espaço, deixando-o bastante descontraído e criando uma atmosfera mais leve.

Misture tonalidades

Está em busca de uma paleta de cores nova, mas não se sente seguro para ousar? Que tal misturar tonalidades próximas? O efeito criado por essas combinações pode dar mais alegria a um lugar, sem que seja preciso arriscar demais nas cores da paleta.

Antes de seguir cada uma dessas dicas é importante ouvir suas preferências. Afinal de contas será você que viverá naquele espaço.

Veja também