Região Metropolitana de Curitiba

Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba ficam a cerca de 20 a 30 minutos distantes da capital, e vem se tornando uma opção muito disputada quando se trata de sossego, economia e bem estar sem ter a necessidade se distanciar das facilidades  oferecidas na capital. Mas você sabia que, além de oferecer os benefícios citados, a Região Metropolitana de Curitiba tem se desenvolvido em ritmo acelerado nos mais diversos aspectos? Confira a seguir alguns dados que comprovam que as cidades vizinhas da capital curitibana estão crescendo a todo vapor e podem ser o melhor lugar para se morar!

regiao metropolitana curitiba

DESENVOLVIMENTO & EMPREGO

A Região Metropolitana de Curitiba gerou cerca de mil empregos com carteira assinada no período de janeiro a maio de 2017 e foi a única entre as regiões pesquisadas pelo Ministério do Trabalho a ter saldo positivo no período.

O saldo entre contratações e demissões foi de 969 empregos na Região Metropolitana de Curitiba, o melhor resultado dos últimos três anos, segundo Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no mesmo período: de janeiro a maio de 2017.

Conforme a economista do Observatório do Trabalho da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Suelen Glinski dos Santos, a Região Metropolitana de Curitiba está de fato saindo na frente e se destacando na evolução do mercado de trabalho. “É a primeira vez, desde 2011, que a região de Curitiba lidera o ranking do País com saldo positivo de vagas”, diz Suelen a Agência de Notícias do Paraná.

Dentre os setores que mais contrataram, o da construção civil é um dos que se destaca, sendo estimulado tanto por obras públicas quanto privadas e tendo nos primeiros cinco meses do ano a abertura de 1.309 novas vagas de emprego.

Além da geração de empregos e atração de investimentos nos setores da construção civil, o comércio também está de olho na Região Metropolitana de Curitiba. Um projeto chamado City Center, une um outlet a um shopping de porte médio e é um empreendimento inédito no Brasil com uma área de aproximadamente 58 mil metros quadrados e 164 lojas – sendo nove lojas âncoras, de grandes marcas – e quatro salas de cinema. O City Center ficará localizado em Campo Largo, a 15 minutos do maior empreendimento do sul do Brasil, California Condomínio Clube.

City Center Campo Largo, panorama ilustrativo.

regiao-metropolitana- curitiba

 

INVESTIMENTO

Os investimentos na Região Metropolitana de Curitiba, apesar da crise econômica e da retração da indústria nos últimos anos, cresceram significativamente. Foram R$ 11,03 bilhões em projetos atraídos pelo programa estadual de incentivos Paraná Competitivo desde 2011, de acordo com dados da Agência Paranaense de Desenvolvimento (APD). São projetos de ampliação e construção de novas fábricas que, além de atrair novos investidores, também geram empregos: foram 31 mil vagas criadas no período.

As indústrias e projetos que trouxeram desenvolvimento para a Região Metropolitana de Curitiba se multiplicaram nos últimos anos. Empresas do setor automotivo e do setor de mineração são as principais investidoras, com aplicações que somam cerca de R$ 6,4 bilhões, gerando aproximadamente 8 mil vagas de emprego, segundo a Agência de Notícias do Paraná.

Esses investimentos foram atraídos por conta dos incentivos e a mão de obra qualificada oferecidos pela Região Metropolitana de Curitiba, além da localização estratégica, próxima do Porto de Paranaguá que facilita a logística das indústrias que atuam também no mercado externo.

MORADIA

No quesito moradia, a Região Metropolitana de Curitiba apresenta diversos empreendimentos com ótimas localizações e custo benefício. Em alta e com muitas opções, os condomínios clubes se destacam nas cidades vizinhas da capital, com ótimas condições de compra dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

O California Condomínio Clube, por exemplo, é o maior empreendimento do sul do país e se encontra na a Região Metropolitana de Curitiba na melhor localização, com mais de 30 áreas de lazer e o melhor: se enquadra no programa Minha Casa Minha Vida com condições de compra imperdíveis. Você pode ver mais informações clicando aqui e solicitar uma simulação clicando aqui para adquirir mais informações.

A Região Metropolitana de Curitiba esta se desenvolvendo cada vez mais e apresentando aspectos que só atraem cada vez mais valorização, tornando as cidades vizinhas de Curitiba ótimas opções de moradia e convivência, com muitos empregos, investimentos, tranquilidade e bem estar.

E você, o que acha do crescimento e desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba? Deixe sua opinião aqui ou na nossa página no Facebook. Até a próxima!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Veja também