As vantagens de ter apartamentos com áreas privativas são inúmeras. Afinal, esse espaço extra faz uma grande diferença no dia a dia de quem mora no lugar, expande o espaço e dá possibilidades de reuniões de forma muito mais aconchegante.

Independente do tamanho da sua área privativa, uma coisa é certa: a decoração irá influenciar bastante no espaço, pois mesmo com esse espaço extra, você vai precisar pensar em funcionalidade, não é mesmo?

Nós da Construtora Lyx Engenharia preparamos esse conteúdo completo para ajudar você.

Vamos lá!

As vantagens dos apartamentos com áreas privativas

Se você está pensando em comprar seu primeiro apartamento, saiba que a área privativa vai fazer uma grande diferença na convivência dos moradores, ainda mais se você nunca tiver morado em um apartamento.

Primeiramente, entenda que área privativa não é a mesma coisa que área comum. A segunda é destinada para o uso de todos os moradores de um condomínio, como é o caso de condomínios que possuem salão de festa, piscina e quadras.

A área privativa é só sua, de uso único e exclusivo de quem mora no apartamento e de seus convidados, é claro.

Na rotina, esse espaço extra ajuda muito a ganhar versatilidade e dar aquele clima de outro ambiente.

A imaginação pode ir longe no momento de decorar esse espaço…

Uma área com churrasqueira?

Um espaço para as crianças brincarem?

Aparelhos de ginástica?

Enfim, o importante é que seja um local que tenha a sua cara e consiga atender as suas expectativas.

Só um detalhe: Antes de escolher os itens desse espaço, procure conversar com o síndico ou ler o estatuto de seu condômino para saber o que é permitido e o que não é.

A regras em alguns locais que foram votadas em assembleia, como por exemplo, colocar ou não churrasqueira e etc.

E como decorar essa área privativa?

Poderíamos ficar aqui fazendo uma lista de itens e opções, mas vamos tentar focar em uma decoração acessível e que pode ser feito com pequenas reformas de baixo investimento.

Para ajudar você com ideias, temos 5 dicas que serão bastante úteis. Veja só!

Dica 1 – Imóveis

Ah, os móveis!

Quando você começar a procurar móveis de decoração para área externa, certamente, vai ficar encantado com as opções que o mercado tem.

Mesas de churrasco, espreguiçadeiras, cadeiras, puffs, balanços e uma opção de itens que você não deve nem imaginar que existem.

Só tome cuidado para não acabar comprometendo a área de circulação do seu espaço e com isso, passar aquela sensação de que tudo está entulhado, sabe?

Em apartamentos com áreas privativas, dependendo da metragem, tudo o que você terá espaço para colocar é uma pia e churrasqueira. Porém, no caso de você morar no térreo ou ter um espaço maior, use e abuse dos itens.

Outra dica importante para os móveis de área externa é que eles devem ser específicos para isso, com estrutura em alumínio, plástico, madeira maciça, vimme ou fibra sintética, que tem maior durabilidade quando expostos ao tempo.

Dá uma olhadinha nesse vídeo que a Leroy Merlin te explica tudinho sobre essa escolha:

Dica 2 – Iluminação

Sabemos que a iluminação faz toda a diferença em qualquer decoração e no seu espaço privativo não seria diferente.

Veja o que você gosta mais nesse quesito.

Há quem tenha preferência por luzes quentes, aquelas mais amareladas, pois deixam o local aconchegante e acolhedor. No entanto, as luzes frias são clássicas, iluminam muito bem e deixam os detalhes sempre a mostra.

Uma boa ideia que funciona tanto para varandas descobertas quando cobertas são as famosas arandelas que podem ser instaladas nas paredes como uma iluminação complementar.

Valorize isso em seu espaço.

Dica 3 – Jardins Verticais

Sucesso nas grandes metrópoles, os jardins verticais são um pedacinho verde em meio a tanto concreto.

O que antes era usado por amantes da jardinagem, hoje pode ser considerado uma peça de decoração.

Há milhares de formas de fazer e as opções de itens são as mais diferentes possíveis. Em locais de material de construção, você irá encontrar todos os itens que precisa para fixar os vasinhos e plantas na parede.

Depois, é só ir em um local de jardinagem para escolher quais as plantas você quer.

Quem realmente curte esse tipo de decoração pode unir beleza e utilizada. Afinal, porque não colocar temperos e ervas para a hora que você cozinhar? Confira nessa matéria da Lyx Engenharia dicas para você manter sua horta saudável

Tudo fresquinho e com a procedência que você conhecerá muito bem.

Dica 4 – Cobertura

Você que optou pelo apartamento térreo, muitas construtoras transformam aquele espaço em uma casa maior que os demais apartamentos. Isso porque, toda a área útil em volta do imóvel vira um quintal.

A pergunta é: Posso cobrir esse espaço?

Isso vai depender da regulamentação do seu condomínio, no entanto, a maioria deles permitem sim, desde que seja seguido o que foi estabelecido em estatuto para não mudar a fachada do prédio.

Você terá que se adaptar a isso!

Em boa parte dos casos, a cobertura é em vidro, o que deixará o local com um aspecto de chique, não acha?

Com esse espaço extra muito bem decorado, você poderá reunir a família, os amigos ou mesmo, tomar um espaço de convivência mutuo entre você e todos que moram no apartamento.

Dica 5 – Deck de Madeira

Decks de madeira não precisam ser exclusivos de casas de praia ou áreas de piscina. Esse tipo de piso também se encaixa perfeitamente em varandas de prédios, que podem ganhar uma cara bem mais despojada e se tornarem perfeitas para quem sonha com um espaço de lazer confortável e mais personalizado. No canal do YouTube Casa de Verdade, Paloma Cipriano ensina a instalar mini decks de madeira de forma simples, rápida e barata. Confira no vídeo abaixo:

Então, o que você está esperando para mudar de vez por todas aquela decoração padrão da sacada de casa?!

Esperamos que essas dicas tenham dado uma luz!

Até mais!

Veja também