Nesta quarentena, ter as crianças dentro de casa não tem sido fácil para muitos pais e responsáveis e um dos motivos é a dificuldade para fazer com que elas se distraiam.

Afinal, mantê-las entretidas com algo não é uma tarefa fácil e, na realidade, as crianças acabam se entediando com rapidez. Para “resolver” isso, é comum que elas façam muita bagunça, pirraça ou fiquem mais irritadas.

É por isso que, ao ter crianças dentro de casa, é muito importante conhecer as opções de brincadeiras para que elas possam até favorecer o seu desenvolvimento cognitivo. Aliás, existem várias brincadeiras que estimulam as crianças em muitos aspectos, trabalhando até a sua parte emocional.

Como as brincadeiras podem favorecer o amadurecimento

A parte emocional das crianças é um universo à parte: por causa da sua falta de maturidade, elas ainda não sabem lidar bem com o que sentem. Na realidade, elas nem sabem definir os seus sentimentos, na maioria das vezes: elas conseguem definir que se sentem chateadas, cansadas, felizes, mas não sentimentos mais complexos.

É com as brincadeiras que as crianças descobrem, por exemplo, como lidar com a necessidade de dividir coisas com os demais, como respeitar o espaço do outro, como conservar o que é delas e o que é de outras crianças, como trabalhar em equipe e muito mais.

Ao mesmo tempo, as brincadeiras têm a capacidade de fazer com que elas se movimentem, com que queimem calorias, melhorem a sua saúde física e emocional, etc.

Vale dizer que, ao brincar, as crianças também gastam energia, o que é importante para que elas tenham uma noite de sono de qualidade. Com tantas vantagens além da diversão, é claro que ter as crianças dentro de casa faz com que seja indispensável elaborar formas de elas estarem sempre entretidas e sem ficar o tempo todo no smartphone, no videogame ou no computador.

Quebra-cabeças

brincadeiras para as crianças

O quebra-cabeça é uma brincadeira que ainda tem bastante espaço dentre as crianças, apesar de alguns acharem que ela já é antiga. É claro que ela foi criada há muitos anos, mas as crianças ainda ficam muito empolgadas quando recebem a missão de montar um quebra-cabeça.

Para que elas se sintam ainda mais incentivadas, é interessante que o desenho que elas montarão seja atrativo: pode ser um animal, um personagem de desenho animado, um super-herói, etc. O ideal é que ela se sinta empolgada e queira ver o quebra-cabeça montado por completo.

Cabe lembrar que as caixas têm as indicações de faixa etária e que não se deve deixar crianças menores de quatro anos brincar com o quebra-cabeça devido à possibilidade de que elas coloquem as peças na boca.

Pinturas usando Tinta

Usar tinta é bastante libertador para a criança e faz com que ela solte toda a sua imaginação. Inclusive, o toque das tintas permite aos pequenos descobrir novas texturas, diferenças de temperatura (quando elas colocam os dedos nas tintas geladinhas) e muito mais.

É verdade que alguns pais têm muito medo de deixar as crianças com acesso livre a tintas por causa da bagunça e da possibilidade de manchar as coisas. Contudo, há como contornar isso: é só escolher um pedaço único no qual os pequenos possam brincar e usar plástico para forrar as superfícies.

Além disso, a tinta indicada para que as crianças brinquem é a guache, que sai com facilidade em uma lavagem comum. Se elas sujarem superfícies, é possível removê-las com álcool e outros produtos de limpeza.

Brinquedos Musicais

brincadeiras para as crianças

Os brinquedos musicais também têm grande papel nas brincadeiras das crianças e é possível deixar que elas se divirtam bastante, mesmo em prédios: é só não ultrapassar a lei do silêncio que cada um dos condomínios impõe.

Utilizando brinquedos musicais, as crianças podem aprender mais sobre as notas, separar sonoridades de diferentes instrumentos, treinar a coordenação motora e muito mais.

Além disso, é claro que ter contato com brinquedos musicais pode fazer também com que esses pequenos descubram o gosto pela Arte e até um talento para a música. A possibilidade de criar uma bandinha, mesmo que seja de brincadeira, ajuda muito na noção de que cada um dos seus integrantes tem uma função e que funciona assim na escola, na família, na igreja, etc.

Leitura

A leitura pode ser incluída dentre as brincadeiras porque ela também faz com que as crianças se divirtam, com que ampliem a sua capacidade cognitiva e mantenham-se entretidas.

Para as crianças que já são totalmente alfabetizadas, é possível apostar em gibis diversos e, depois da leitura, perguntar à criança o que ela entendeu, se ela gostou da história, se ela faria a mesma coisa que o personagem, etc.

Quando há várias crianças alfabetizadas juntas, é uma ótima atividade oferecer a elas gibis diferentes para que elas possam contar umas às outras o que leram, quais foram as suas impressões, etc. Diferentemente do que os adultos podem pensar, as crianças gostam muito de expressar o que têm em seu interior.

Já para as crianças em processo de alfabetização, pode-se usar os livros ilustrados, com pouco texto e frases mais simples.

Jogos de Montar

A montagem de coisas usando peças no estilo LEGO é outra opção para garantir que as crianças se divirtam e usem toda a sua imaginação para criar uma coisa palpável. Quanto mais pecinhas e mais coloridas elas forem, melhor.

Com a montagem de coisas usando peças, as crianças ficam bastante tempo entretidas, desenvolvem a sua coordenação motora e ainda podem desmontar o que já criaram e partir para outro processo, tudo sem sujeira.

Esse tipo de brincadeira também as ajuda a ter noção de tamanho, de forma geométrica e outros conceitos importantes.

Áreas de Lazer do seu Condomínio

Uma boa forma de proporcionar entretenimento para as crianças enquanto elas estão em casa também é utilizando as áreas de lazer do seu condomínio.

  • Garage-band-lyx-engenharia

Os condomínios clube da Lyx Engenharia possuem áreas de lazer como Garage Band, Brinquedoteca, Sala de Jogos e Playground para seus filhos brincarem de forma segura e divertida. Nelas, as crianças têm acesso a brincadeiras para todas as idades. Se você ainda não conhece nossos imóveis, clique aqui para mais detalhes.

Veja também