Conseguir realizar o sonho da casa própria é um grande feito, mas assim que as chaves estão em mãos, inicia-se a segunda fase: a decoração do apartamento.

Ter uma decoração de qualidade, criativa e funcional, não precisa fazer você gastar muito dinheiro, é por isso, que a Construtora Lyx Engenharia criou esse conteúdo.

Queremos que você saiba que é possível usar a técnica do “faça você mesmo” em apartamentos, também conhecida como DIY (do inglês Do It Yourself).

A proposta é essa mesmo que você está pensando, você mesmo colocar a mão na massa, ir atrás dos itens de decoração, reaproveitar o que for possível e claro, dar um novo uso a objetos que você acha que não tinham mais serventia.

Para começar, o comum é que você busque referências na internet, não é mesmo? Então, você acaba de encontrar.

Hoje as ideias que preparamos para vocês se inspiram no Estilo Industrial, queridinho do momento, porém, você pode aplicar em qualquer estilo de sua preferência.

Ideias criativas para faça você mesmo em apartamentos

Luminária

Quando falamos em luminárias, não estamos falando apenas de deixar o ambiente mais claro. Mas você já parou para observar a quantidade de opções que você tem hoje?

Se você gostar de um estilo mais industrial, imitações de canos e tubulações dão um charme à parte, já que remete ao “inacabado” de fábricas dos Estados Unidades dos anos 50.

luminária-faça-você-mesmo-dicas-decoração

E veja que ideia criativa e fácil de fazer no vídeo abaixo onde a Youtuber Ana Loureiro ensina como criar uma luminária industrial com cano de PVC!

Paredes Diferentes

O jeito mais simples e mais barato para dar uma mega renovada em qualquer ambiente é trocando as cores das paredes.

Além disso, você pode optar por algum tipo de textura, papel de parede ou mesmo, uma pintura diferente, com desenhos geométricos e muita cor.

Com o jogo de luzes certo, o ambiente fica incrível.

Atualmente, a pintura em cimento queimado vem ganhando muito destaque nas decorações industriais. Sendo assim, as próprias marcas de tinta estão disponibilizando essas texturas para deixar tudo mais fácil e barato.

paredes-diferentes-faça-você-mesmo-dicas-decoração

Separamos um vídeo de um dos especialistas do cimento queimado no Youtube, o Do.Edu para ensinar você a aplicar a técnica sem grandes dores de cabeça.

Plantas

Para quem gosta do contato com a natureza e adora um verde, as plantas podem se tornar um objeto de decoração ótimo, principalmente, em apartamentos pequenos.

Há quem não goste, mas ter plantas ajuda, inclusive, a melhorar o ar do ambiente. Só é preciso deixar elas em um lugar ventilado e sem umidade.

Existem diferentes tipos de plantas, até mesmo as artificiais que não demandam nenhum tipo de cuidado.

Cabe a você escolher algo que esteja dentro do seu estilo.

No estilo industrial, as samambaias ganham bastante destaque em prateleiras suspensas, olha só:

plantas-dicas-decoração

Reaproveitamento do imóvel

Quando falamos da técnica faça você mesmo em apartamentos, precisamos levar em conta o reaproveitamento de materiais.

Então, talvez, uma cômoda que está entulhada em um canto, pode ser pintada, reformada e virar um aparador de mesa.

Ou quem sabe, o sofá que já não está com um tecido muito bacana, pode ganhar uma nova capa ou mesmo, uma manta.

A ideia aqui é deixar a imaginação fluir, procurando resgatar itens que ajudem você a economizar.

Outro destaque no Youtube e nas técnicas de DIY é o canal Maddu Magalhães. Dá uma olhada nessa transformação de pneu velho em um puff lindo de corda que custaria uma fortuna em lojas de decoração!

Quadros

Por fim, os quadros são peça chave em qualquer decoração e ajudam a compor ambientes de uma forma que você nem imagina.

Você pode criar seus próprios quadros, seja através de pintura ou de impressão. Isso é uma forma de deixar o ambiente, ainda mais com a sua cara.

Ou então, você tem a possibilidade de comprar esses quadros de artistas desconhecidos e ainda, contribuir para que eles tenham alguma renda.

Os valores de quem está iniciando ou é pouco conhecido, costumam ser bem mais acessíveis. Acaba sendo uma ajuda de mão dupla.

quadros-dicas-decoração

Quanto vou investir em um projeto de faça você mesmo?

Bom, é difícil falar em valores, até porque, vai depender do que você irá fazer, de quais técnicas irá aplicar e até mesmo, de suas habilidades.

Há quem gaste muito pouco para esse tipo de projeto, afinal já tem os macetes de como fazer.

O importante é que você saiba que, independendo, do que você for aplicar, temos a certeza de que o custo será muito inferior ao de um decorador ou item novo.

Colocar a mão na massa fará com que você se conecte muito melhor com seu novo apartamento e que, em cada detalhe, tenha a sua marca.

Isso fará com que você, realmente, sinta-se em seu lar.

Esperamos que essas dicas de faça você mesmo apartamento o ajude a fazer uma decoração incrível.

Até a próxima!

Veja também