Com o estado atual da economia, muitas famílias devem passar as férias em suas casas ou casa de familiares. Se esse é o seu caso, saiba que há muitas formas de se divertir dentro do seu próprio condomínio, principalmente para a criançada.

 

Férias em condomínios clube

Os condomínios-clube são ótimas opções de moradia no quesito férias, pois proporcionam aos moradores diversas áreas de lazer, como piscinas, quadras, churrasqueiras, espaços gourmet, salas de vídeo, jogos, brinquedotecas, academias de ginástica, etc. Esses espaços fazem com que crianças, jovens e adolescentes que passam grande parte do dia dentro de apartamentos, com jogos eletrônicos e a internet, se socializem e participem de atividades físicas mais saudáveis de forma segura e organizada.

Existem diversas e divertidas atividades coletivas usando o espaço de salão de jogos ou brinquedoteca, por exemplo, exercitando o convívio.

 

Convivência

Ter um lugar para se reunir, sociabilizar e conviver dentro de um condomínio com os outros moradores é importante. Assim como é importante para as crianças gastar energia através de jogos e brincadeiras, orientadas pela família, em uma área comum para todos.

Esse período de férias ajuda no aprendizado sobre a convivência com respeito entre pessoas que não se conhecem e criar novos vínculos. É indicado criar atividades específicas de acordo com a idade, uma somente para o público infanto-juvenil, uma para a terceira idade, etc.

As famílias devem se integrar na organização e confecção das atividades nas áreas de lazer.

 

Atividades sugeridas

Gincanas: pular em sacos, pular corda, cabo de guerra, jogos com bola, etc., são boas ideias para garantir horas de entretenimento e muita diversão para as crianças, adolescentes e adultos.

Desfiles: é uma boa atividade para as crianças e adolescentes participarem mostrando sua criatividade com combinações de roupas. É preciso organizar um local adequado.

Trabalhos com papel: é só usar jornais, cola branca, bexigas, pincel para fazer máscaras, concurso de desenhos e pinturas e, papeis coloridos para fazer origamis.

Brinquedos reciclados: é uma boa atividade para estimular a criatividade e a conscientização ecológica.

Piqueniques: se o condomínio contar com uma área verde com gramas e árvores, incentivar as famílias a se juntarem em uma tarde especial para ficarem reunidas. Lembre as famílias de levarem garrafas térmicas para colocar bebidas, chocolate quente, tortas, bolos, frutas, biscoitos, pipocas, sanduíches, uma toalha, etc.

Música: faça brincadeiras como dança nas cadeiras, brincadeiras de roda, músicas folclóricas, concurso de karaokê, paródias, mímicas, etc.

Também há: jogos de carta, gincanas ambientais, concursos culturais, etc.

 

Organização

Existem empresas que oferecem recreadores contratados para ajudar na organização das atividades. Eles, também, podem ser professores de educação física, personal trainers.

Devem ser contratadas empresas que já tenham alguma experiência, que ofereçam profissionais preparados para atender às necessidades, adequar as atividades à faixa etária e ao espaço.

Veja também