Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, a Construção Civil está, em todo o mundo, otimizando suas formas para manter a produtividade por meio da modernização da construção. A tendência de novas tecnologias e modelos para aprimorar o setor foi potencializada durante a pandemia, tanto na parte de execução dos serviços, quanto no que diz respeito ao atendimento ao cliente.

Um exemplo dessa modernização foi a construção do hospital “Huoshenshan”, construído em apenas 10 dias na cidade de Wuhan. No processo de construção da unidade – que atende pacientes com coronavírus – os funcionários nivelaram o terreno, instalaram fundações de cimento e criaram 400 novos leitos equipados com banheiros, energia elétrica e equipamentos médicos.

Este trabalho foi realizado com a ajuda de aplicativos e de uma modernização que tem sido cada vez mais vista na construção civil. Por isso, no Brasil, alguns estados – como o Paraná – tratam o setor como um serviço essencial com a justificativa de que ele é responsável por garantir a estabilidade dos lares e unidades de saúde. Ficou curioso para saber quais têm sido as novas tecnologias que estão melhorando a produtividade das obras durante a pandemia? Confira os tópicos abaixo:

Apps móveis

Com a popularidade dos celulares, ter aplicativos com diversas melhorias na construção é uma solução que ajudou várias construtoras e empreiteiras. Um exemplo é o Mobuss Construção, que auxilia diretamente no gerenciamento das obras, possibilitando registros de todos os apontamentos das vitorias de forma digital e offline nos canteiros de obra. Em Curitiba e Região Metropolitana (RMC), a Construtora Lyx Engenharia utiliza a aplicação para fazer a entrega de todos os processos de auditoria, documentação, acesso à obra e vistoria, de forma online.

Além disso, os mais de 400 trabalhadores das obras e outros 200 contratados que operam no escritório da empresa precisam apresentar o crachá no canteiro de obras e participar de um módulo chamado “Catraca Virtual”. Nessa rotina, os engenheiros e funcionários realizam auditorias e conferências de itens pré-definidos, melhorando a produtividade a ajustando o que for necessário em tempo hábil.

De acordo com a Lyx Engenharia, a redução de ajustes e observações reduziu 75% entre 2017 e 2019 com o auxílio de aplicativos. A construtora acredita que a confiança e agilidade na resolução dos processos são as principais vantagens dessa digitalização. “Necessitávamos o acesso aos nossos dados de forma rápida e precisa, o que conseguimos ao contratar o Mobuss Construção.

7 e 2019 com o auxílio de aplicativos. A construtora acredita que a confiança e agilidade na resolução dos processos são as principais vantagens dessa digitalização. “Necessitávamos o acesso aos nossos dados de forma rápida e precisa, o que conseguimos ao contratar o Mobuss Construção.

Com a solução sendo utilizada dentro do canteiro de obra, conseguimos uma revolução na conferência de serviços, controle de acessos e demais benefícios”, declara Luana Fialkoski, analista de qualidade da construtora.

Atendimento ao cliente
A Construtora Lyx Engenharia também investe, desde 2019, em atendimento ao cliente por meio de Inteligência Artificial. Seja pelo site, ou pelas redes sociais, um robô é responsável por conversar e informar aos clientes sobre as informações requeridas.

A vantagem é que isso facilita tanto para o cliente, quanto para a equipe de profissionais que tira apenas dúvidas específicas das pessoas. Além disso, o robô – ou chatbot – fica online 24 horas durante os sete dias da semana.

Tablets, smartphones e internet

Além das enxadas, pás, martelos e outras ferramentas, os trabalhadores dos canteiros de obras também passaram a utilizar tablets, celulares e serviços online durante as construções. Reduzindo a papelada, esses equipamentos também geram velocidade para facilitar a tomada de decisões, consultas aos projetos e, por fim, dar mais agilidade ao trabalho que sai do escritório para ser feito no canteiro.

Ambiente online de treinamento e contratação de funcionários

Ao contratar um funcionário, a maioria das empresas costuma fazer uma integração e oferece um treinamento ao novo contratado, para que ele trabalhe conforme as orientações corretas. Essa prática de recepção e desenvolvimento, que era feita pessoalmente, ganhou uma plataforma virtual com conteúdos específicos para cada profissional.

A Construtora Lyx Engenharia é uma das empresas que investiu nessa possibilidade. O ambiente online ganhou nome de Universidade Corporativa de Cursos da Lyx Engenharia (UNILYX) e ajuda a desenvolver os colaboradores por meio de vídeos e conteúdo à distância.

Em meio a pandemia, essa integração reduz aglomerações e favorece a acessibilidade dos novos funcionário, que podem reforçar seus conteúdos a qualquer hora do dia, pela internet, clicando aqui.

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